Pelo menos 12.000 migrantes já chegaram pelo mar às Ilhas Canárias em 2022
O Serviço de Salvamento Marítimo da Espanha resgatou no sábado, 3, dois barcos de migrantes, que totalizaram 130 pessoas, próximo às Ilhas Canárias. De acordo com o Consórcio de Emergência da Ilha, todos os resgatados eram de origem subsaariana.
O primeiro barco resgatado no sábado tinha 56 migrantes a bordo, sendo 44 homens e doze mulheres, de origem subsaariana. O barco foi resgatado próximo a Fuerteventura e levado para terra firme.
No segundo barco, foram encontrados 74 migrantes, sendo 58 homens, 12 mulheres e quatro menores, próximo à ilha de Lanzarote. Após o resgate, os ocupantes do barco foram levados para Arrecife, capital da ilha.
Na segunda-feira, 28, três homens nigerianos foram resgatados após uma viagem de 11 dias agarrados na lâmina do leme de um navio, que saiu de Lagos, Nigéria, com destino a Las Palmas, Canárias.
De acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), desde o início de 2021, pelo menos 1.532 pessoas morreram ou desapareceram no Atlântico tentando chegar às Ilhas Canárias. De acordo com dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 12.000 migrantes já chegaram pelo mar ao arquipélago em 2022.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual