Todas as vítimas são do sexo masculino e duas são crianças
18 corpos de supostos migrantes foram encontrados na terça-feira, 22, no parque nacional de Dadia, onde diversos focos de incêndio têm sido registrados há vários dias. O parque é uma conhecida rota de migrantes que entram no país através da Turquia.
Segundo Yiannis Artopios, porta-voz do corpo de bombeiros, em entrevista à televisão local, a possibilidade de que sejam migrantes está sendo investigada, uma vez que nenhum morador local foi dado como desaparecido. De acordo com as autoridades, as vítimas encontradas são todas do sexo masculino, sendo duas crianças.
O Ministro da Imigração e Asilo da Grécia, Dimitris Kairides, lamentou o ocorrido em comunicado publicado no site do Ministério. “Com muita tristeza, soubemos da morte de pelo menos 18 imigrantes no incêndio na floresta de Dadia”, disse Kairides.
Kairides responsabilizou, ainda, os traficantes de pessoas pela tragédia: “destacamos e denunciamos, mais uma vez, a atividade assassina dos traficantes criminosos (e daqueles que os facilitam) e o tráfico de fluxos irregulares, que põe em perigo a vida de muitos migrantes todos os dias, tanto em terra como no mar”, escreveu.
Segundo a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), pelo menos 15.662 migrantes chegaram à Grécia em 2023, sendo pelo menos 11.954 pelo mar e outros 3.698 por terra. De acordo com dados do ACNUR, a maioria dos registros é de palestinos (22,7%), afegãos (11,7%) e somalis (10,4%).
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação