Entre as pessoas encontradas estão três menores de idade, que viajavam com membros da família
De acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira, 18, pelo Instituto Nacional de Migração (INM) do México, 47 migrantes foram resgatadas do trailer de um caminhão com placas dos Estados Unidos, para onde seriam transportados.
Os agentes do INM encontraram os migrantes durante o trabalho de verificação de imigração, após pararem o motorista do caminhão e pedirem para abrir o compartimento de carga. No total, foram encontradas 46 pessoas da Nicarágua, entre eles 13 homens e 28 mulheres adultos, dois núcleos familiares (uma mãe com dois filhos menores e um pai e sua filha menor). Além desses, também foi encontrada uma mulher adulta de Cuba.
A ação foi realizada com o apoio de agentes da Procuradoria Geral da República (FGR, na sigla em espanhol) e da Guarda Nacional (GN). Por não conseguirem comprovar sua permanência legal no México, os migrantes foram levados para a Estação Migratória de San Luís Potosí para dar continuidade ao processo administrativo, onde receberam atendimento médico, comida e água.
Os dois núcleos familiares com crianças menores de idade ficaram sob a tutela do Sistema de Desenvolvimento Integral da Família (DIF) e da Procuradoria de Defesa dos Menores do Estados. O motorista e o caminhão ficaram à disposição da FGR.
Somente no ano fiscal de 2022, quase 2 milhões de pessoas já foram detidas tentando atravessar a fronteira dos EUA com o México. Em julho, pelo menos 199.976 migrantes foram apreendidos ao fazer a travessia, dos quais cerca de 12 mil eram da Nicarágua e 20 mil de Cuba.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual