Cerca de 1 milhão de ucranianos estão refugiados na Alemanha
De acordo com dados divulgados pelo Serviço Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) na terça-feira, 27, a população do país cresceu 1% no primeiro semestre de 2022, chegando a 84,1 milhões de habitantes, devido à chegada de migrantes ucranianos.
De acordo com o Destatis, a população no final de junho de 2022 tinha 843 mil pessoas a mais que no final de 2021. Em 2021, para fins de comparação, a população da Alemanha aumentou em apenas 82 mil pessoas (0.1%). A agência governamental ainda informou que esse aumento se deve “à chegada de refugiados da Ucrânia como uma consequência da guerra agressiva russa”, iniciada em 24 de fevereiro.
Ainda segundo o Destatis, um crescimento populacional tão grande só foi registrado duas vezes após a reunificação alemã: em 1992, quando chegaram 700 mil pessoas após a abertura das fronteiras no leste da Europa e em fuga da guerra na Iugoslávia, e em 2015, quando quase 1 milhão de migrantes fugiram para a Alemanha de países como Síria, Iraque e Afeganistão.
Até o momento, aproximadamente 1 milhão de ucranianos já migraram para a Alemanha, segundo dados do ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, fugindo da guerra que já gerou 7,4 milhões de refugiados em toda a Europa. Estima-se que outras 7 milhões de pessoas estejam deslocadas internamente na Ucrânia.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual