Deslocamentos são resultado da violência e dos conflitos armados na Colômbia
De acordo com informações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, no primeiro semestre de 2022 a violência e os conflitos armados já deslocaram pelo menos 70.000 pessoas em todo o país.
Segundo as informações oficiais compiladas pela organização, 29.729 pessoas se deslocaram em grandes grupos em 12 departamentos da Colômbia, dos quais o mais afetado foi o departamento de Nariño, que tem pelo menos 43% dos deslocados.
Outras 41.074 pessoas se deslocaram individualmente, segundo a organização, que afirma que, em muitos desses casos, as pessoas fugiram após sofrerem ameaças diretas dos agentes armados. Em relação aos deslocamentos individuais, o departamento de Arauca é o mais afetado, com 28% dos deslocados.
Além disso, a organização informa que pelo menos 19.210 pessoas estão confinadas devido ao ressurgimento de ações violentas, bem como à presença de artefatos explosivos em suas regiões. Cerca de 57% da população confinada está no departamento de Chocó.
O conflito armado na Colômbia foi iniciado nos anos 60 e é um dos mais antigos na América Latina e deriva de disputas por poder. Em 2016, após um acordo de paz, as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) abandonaram a luta armada em caráter oficial, no entanto, outros grupos permanecem na luta armada até os dias atuais.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual