Pesquisar

Curso de Formação Permanente reúne Irmãs para aprofundar missão entre os migrantes

Entre os dias 28 de junho e 19 de julho, as Scalabrinianas estão reunidas entre Roma e Piacenza, na Itália, para a realização do IV Curso de Formação Permanente do sexênio 2019-2025, que tem como tema “Consagradas para a missão junto aos migrantes e refugiados” e lema “Caminha humildemente com o teu Deus” (Mq 6,8).

Segunda Comunicação do Curso de Formação Permanente

Primeira Comunicação do Curso de Formação Permanente

Abertura do IV Curso Congregacional de Formação Permanente do sexênio 2019-2025

As Scalabrinianas iniciaram nesta segunda-feira, 30, o IV Curso Congregacional de Formação Permanente do sexênio 2019-2025, que acontece em Roma e Piacenza até o dia 19 de julho, com o tema: “Consagradas para a missão junto aos migrantes e refugiados” e o lema: “Caminha humildemente com o teu Deus” (Mq 6,8).

O Curso foi iniciado com a missa de abertura com os padres Scalabrinianos: Dom Adilson Busin e Pe. Isaldo Antônio Bettin. Em seguida, foram apresentadas a organização do curso, informações gerais e dinâmicas de integração. Durante a tarde, as participantes realizaram a Peregrinação à Igreja de Santa Prassede (Titular de São Carlos Borromeo) e a Passagem na Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior.

Em seu discurso de abertura, a Superiora Geral das Scalabrinianas, Ir. Neusa de Fátia Mariano, destacou sua gratidão pela participação das Irmãs e a importância do curso. “Faço votos de que, no decorrer desses dias de formação, possam sentir de forma intensa e operante a presença misericordiosa de Deus, do qual provêm “toda a boa dádiva e todo o dom perfeito”. E, neste sentido, sintam-se fortalecidas pela comunhão intensa de todas nós do governo geral e comunidade, que acompanharemos com muito interesse esta realização congregacional”, afirmou Ir. Neusa.

Ir. Neusa convidou, ainda, as Irmãs a viverem esse momento formativo “em profunda comunhão e em sintonia com todos os migrantes e refugiados, atentas à realidade e procurando discernir, nos desafios, os apelos de Deus para o nosso ser consagrado e missionário scalabriniano.”

Em seu discurso de abertura, a Ir. Elizangela Chaves Dias, Coordenadora do Curso Congregacional de Formação Permanente, ressaltou que a formação permanente é um constante caminhar humildemente com Deus. “Às vezes, porém, é necessário retirar-se para um lugar deserto, como sugere o evangelista Marcos, para estar com o Mestre, alimentar-se da sua palavra e revestir-nos do seu espírito, para que, revigorados, possamos retomar a nossa missão com renovada energia e entusiasmo”, afirmou.

Ir. Elizangela recordou que o curso aprofundará temas que moldam a espiritualidade scalabriniana e destacou, ainda, às Irmãs que “não nos faltam motivos para viver intensamente este tempo privilegiado”, convidando a celebrar a alegria do Jubileu, pedindo a Deus que abra os corações e mentes para “acolher e valorizar as novas propostas, os novos desafios de crescimento pessoal e congregacional, que surgirão do contato com as fontes autênticas da Igreja e do nosso Instituto.”

Durante o IV Curso Congregacional de Formação Permanente, além dos momentos formativos as Irmãs terão, também, a oportunidade de visitar lugares importantes da Igreja Católica, como a necrópole do Vaticano e a tumba de São Pedro, e da história da Congregação, como o museu de Scalabrini em Piacenza e a Capela Episcopal onde as primeiras irmãs fizeram os votos.

O curso Congregacional de Formação Permanente é um tempo de graça e uma oportunidade privilegiada para conhecer, ouvir, compartilhar e renovar a identidade carismática e missionária como Irmãs Scalabrinianas, bem como uma renovada possibilidade de ir a lugares sagrados e “beber” nas fontes congregacionais.

Entre as participantes do IV Curso Congregacional de Formação Permanente, estão 15 Irmãs da Província Maria, Mãe dos Migrantes, são elas:

  • Ir. Adiles Lucia Menti
  • Ir. Ana Maria Zanon
  • Ir. Carmem Antônia Lisot
  • Ir. Cirlene Sasso
  • Ir. Elisete f. Dos Santos Beié
  • Ir. Elza Ferreira
  • Ir. Lídia Cardoso
  • Ir. Luciana Pitol
  • Ir. Maria Aparecida dos Anjos
  • Ir. Maria Lélis da Silva
  • Ir. Mariza Roberta Ruas
  • Ir. Maria de Lourdes Araújo
  • Ir. Neide Lamperti
  • Ir. Rosinei Kuffel Gabriel
  • Ir. Silvia Angela Cenci
  • Ir. Zenaide de Fátima Fidélis

Do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
julho 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados