Desde janeiro de 2022, cerca de 70 mil migrantes já chegaram à Itália pelo mar
De acordo com a ONG Médicos Sem Fronteiras, o Geo Barents, navio humanitário da organização, recebeu, nesta quinta-feira, 29, autorização para desembarcar no porto de Taranto, Itália, os 76 migrantes a bordo depois de quase 8 dias no mar.
Segundo a MSF, o navio, que está localizado ao largo da costa leste da Sicília, “terá que viajar por mais de um dia para chegar ao local de segurança designado”. No navio estão a bordo 18 menores desacompanhados.
Ainda de acordo com a MSF, pelo menos 10 pedidos de desembarque foram enviados para autoridades da Itália e de Malta, sem resposta. Após vários dias aguardando permissão, a ONG recebeu autorização da Itália para levar os migrantes, resgatados no Mediterrâneo Central, em segurança para a terra.
De acordo com o ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, desde o início do ano, pelo menos 70 mil migrantes chegaram às costas da Itália através do Mediterrâneo, considerada uma das rotas migratórias mais mortais do planeta. Até o momento, mais de 1.200 migrantes já morreram ou desapareceram no Mediterrâneo em 2022.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual