Mais de 11.500 migrantes já chegaram pelo mar ao arquipélago desde janeiro
De acordo com informações da Guarda Civil Espanhola, relatadas à agência EFE, o Serviço de Resgate Marítimo da Espanha resgatou no domingo, 16, pelo menos 260 pessoas na Rota Canária, próximas a Lanzarote e El Hierro.
De acordo com as informações, pelo menos 140 dos migrantes estavam em um barco pequeno e em 2 botes de borracha a caminho de Lanzarote. As outras 124 pessoas resgatadas estavam em uma canoa de madeira perto de El Hierro.
Os primeiros 34 migrantes resgatados, 33 homens e uma mulher, de origem norte-africana, foram vistos por um veleiro quando estavam à deriva próximo ao norte de Lanzarote. Eles foram levados ao porto de Arrecife, capital da ilha, onde receberam os primeiros socorros.
Durante a tarde, outro veleiro avistou uma canoa perto de El Hierro e alertou as autoridades, que encontraram o barco de madeira com 124 migrantes. Na canoa estavam 123 homens e uma mulher, todos de origem subsaariana, que foram levados ao porto de La Restinga.
Durante a noite, foram resgatadas 106 pessoas próximas a Lanzarote, em dois botes infláveis, que foram desembarcados em Arrecife. A primeira embarcação resgatada levava 49 migrantes de origem norte-africana, sendo 44 homens, quatro mulheres e um menor de idade. O segundo bote tinha 57 pessoas a bordo, sendo 55 homens e duas mulheres.
De acordo com dados do governo espanhol, divulgados em setembro, mais de 11.500 migrantes chegaram às ilhas canárias pelo mar desde o início de 2022. Segundo a ONG Caminando Fronteras, pelo menos 978 migrantes morreram tentando fazer a travessia.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual