Pesquisar

México volta a exigir visto físico para brasileiros

Medida tem o objetivo de reduzir tentativas de entrada ilegal nos EUA pela fronteira mexicana

O Ministério do Interior do México voltou a exigir o visto físico para brasileiros que desejam entrar no país, em uma tentativa de reduzir as tentativas de entrada ilegal nos Estados Unidos. Desde novembro de 2021, o país havia firmado um acordo com o governo brasileiro para que os viajantes solicitassem um visto eletrônico ao visitar o país.

Há algumas semanas o sistema de vistos eletrônicos começou a passar por instabilidades, que atrasaram viagens e até mesmo obrigaram o retorno de brasileiros por não ser possível acessar o documento. Desde a semana passada o serviço está indisponível e não permite mais a emissão dos vistos.

Apesar de ainda não ter sido publicada no Diário Oficial, a medida já avançou para os trâmites finais do Ministério do Interior, que afirma que a exigência dos vistos eletrônicos não foi suficiente para evitar a imigração ilegal para os EUA. “A medida não proíbe a entrada de brasileiros como visitantes que não exercerão atividades remuneradas, mas agora eles terão que buscar o visto no consulado mexicano, como fazem hoje os brasileiros que pretendem entrar por terra ou mar”, afirmou o órgão federal em nota.

Entre janeiro e maio de 2022, pelo menos 16.500 brasileiros foram apreendidos pelas autoridades migratórias ao tentarem entrar ilegalmente nos EUA pela fronteira com o México. Desde outubro, quando começou o ano fiscal de 2022, mais de 38.000 brasileiros já foram apreendidos tentando cruzar a fronteira.

O visto para entrada de brasileiros no México não era mais exigido desde 2013, quando os governos dos dois países firmaram um acordo que derrubava a exigência – imposta em 2005, quando mais de 30.000 brasileiros tentaram cruzar a fronteira dos EUA sem documentos.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
março 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]