Tragédia aconteceu em 26 de fevereiro e vitimou 94 pessoas
Ao fim da Audiência Geral de quarta-feira, 13, o Papa Francisco recebeu uma tela produzida por detentos do Cárcere de Crotone, que retrata a tragédia ocorrida em 26 de fevereiro em Steccato di Cutro, na Calábria.
No dia da tragédia, em que 94 migrantes a bordo do barco morreram, entre eles 35 menores, Francisco expressou sua tristeza durante o Angelus e, uma semana depois, pediu: “As viagens da esperança não devem mais se transformar em viagens da morte. Que as águas límpidas do Mediterrâneo não sejam mais ensanguentadas por incidentes tão trágicos.”
A tela entregue ao Papa, por desejo dos detentos, é uma das três produzidas por eles em memória às vítimas da tragédia. As outras duas obras são destinadas ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, e ao Departamento de Administração Prisional.
Desde o início de 2023, mais de 115 mil migrantes chegaram à Itália pelo Mar Mediterrâneo e pelo menos 2.375 pessoas morreram ou desapareceram ao tentar chegar à Europa pelo mar. Desses, 10.019 chegaram à região da Calábria, onde aconteceu a tragédia.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com informações do Vatican News