A região tem visto um aumento no número de interceptações de barcos de migrantes
Mais de 100 migrantes do Haiti chegaram à região de Florida Keys, na Flórida, Estados Unidos, na terça-feira, 3, a bordo de um veleiro. No último fim de semana, outros 300 imigrantes desembarcaram na região, originários principalmente de Cuba.
De acordo com a imprensa local, o barco saiu do Haiti na última sexta-feira, 30. Em comunicado publicado no Twitter, o Patrulheiro Chefe do Setor de Miami da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, Walter Slosar, confirmou o desembarque de “um grande número de migrantes” a Key Largo, na Flórida, sem informar a nacionalidade ou o número exato, que é estimado pela imprensa em mais de 100 pessoas.
De acordo com o comunicado, “desde 1º de outubro de 2022, o Setor de Miami experimentou um crescimento de mais de 400% nas interceptações de migrantes”. Segundo dados do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), desde outubro de 2022, quando começou o Ano Fiscal de 2023, pelo menos 2.048 migrantes já foram detidos no Setor, mais da metade do que foi observado em todo o Ano Fiscal de 2022, quando 4.009 migrantes foram registrados.
Durante o final de semana do Ano Novo, mais de 300 migrantes, a maioria de Cuba, desembarcaram no Parque Nacional Dry Tortugas, em Florida Keys. O parque está fechado desde então, para melhor atendimento dos migrantes pelas autoridades.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual