Pesquisar

PF investiga chegadas em massa de vietnamitas solicitantes de refúgio no Brasil

PF suspeita de envolvimento de redes de tráfico de pessoas

Entre 1º de janeiro e 1º de dezembro, mais de 700 vietnamitas chegaram ao Brasil em busca de refúgio, segundo informou reportagem da Folha. Segundo autoridades, os cidadãos chegam ao Brasil em voos de conexão, mas se recusam a seguir viagem e solicitam refúgio, prática que está sendo investigada por possível ligação com redes de contrabando de migrantes.

De acordo com a Folha, entre sábado, 2, e domingo, 3, pelo menos 150 vietnamitas chegaram ao Brasil e manifestaram interesse em solicitar refúgio e se somaram a outros 358 migrantes, a maioria do Vietnã, que, até segunda-feira, 4, aguardava no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos para solicitar refúgio ou serem repatriados.

Segundo a Polícia Federal, as chegadas estão sendo investigadas, devido ao repentino aumento no número de vietnamitas solicitando refúgio no Brasil, que levanta suspeitas de envolvimento de redes de tráfico de pessoas, que podem estar usando o Brasil como porta de entrada para rotas migratórias até os EUA.

De acordo com a PF, os vietnamitas podem estar utilizando a regularização como solicitantes de refúgio como forma de atravessar o país até o norte, onde continuam, muitas vezes por terra, seu caminho até os Estados Unidos. Uma das rotas utilizadas é a Selva de Darién, entre Colômbia e Panamá, por onde mais de 1.200 vietnamitas passaram em 2023, segundo o Serviço Nacional de Migração do Panamá.

Em setembro, três taxistas foram presos pela Polícia Federal por promover migração ilegal no Acre enquanto transportavam 22 vietnamitas, entre eles mulheres e crianças, dos quais dez estavam em situação irregular. Os veículos se dirigiam para Assis Brasil/AC, na fronteira com o Peru.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]