Autoridades italianas resgataram 647 migrantes, enquanto uma ONG resgatou outros 444
A guarda costeira italiana informou no domingo, 24, que foram resgatados 647 imigrantes que tentavam chegar ao sul do país, além dos corpos de cinco pessoas que morreram durante a travessia do Mediterrâneo. Além desses, outros 444 migrantes foram resgatados por uma ONG.
Segundo as autoridades italianas, a maior parte dos 647 imigrantes foi resgatada em um barco de pesca, a cerca de 200 km da costa da Calábria, mas outros foram resgatados da água. No total, quase 1.100 imigrantes foram resgatados no final de semana.
Desde o início do ano já chegaram à Itália pelo menos 34 mil imigrantes ilegais, superando as chegadas de 2021, quando na mesma época haviam chegado cerca de 25 mil imigrantes ilegais ao país.
Além dos resgates realizados pelas autoridades italianas, a ONG humanitária Sea Watch afirma ter salvo outros 444 imigrantes ilegais durante o final de semana. Desses, 5 pessoas – incluindo uma mulher grávida e uma criança com queimaduras graves – foram levadas para terra para receber tratamento médico.
Os 439 imigrantes restantes no navio Sea Watch 3 agora aguardam por um porto seguro onde possam desembarcar e, junto aos resgatados pela guarda costeira italiana, somam 1.091 imigrantes resgatados no Mediterrâneo no fim de semana.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual