Pesquisar

Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania divulga relatório sobre lideranças migrantes no Brasil

Brasil possui cerca de 1,5 milhão de imigrantes atualmente

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas, divulgou o relatório “Mapeamento dos Colegiados – Migrantes, Refugiados e Apátridas”, que traz dados sobre as lideranças migrantes presentes nas diferentes regiões do Brasil.

Entre as instituições abordadas pelo documento, está o Serviço de Acolhida e Orientação ao Migrante da Rodoviária de Porto Alegre, das Scalabrinianas, que atua com regularização migratória, acolhimento e orientação, encaminhamentos para políticas públicas, inserção laboral, serviços da rede socioassistencial e atendimento psicológico online, através do projeto Legame, entre outros.

De acordo com o relatório, na região Sul, o contexto migratório é marcado pela diversidade de nacionalidades, com predominância dos haitianos e venezuelanos nos últimos anos, em especial através do programa de interiorização de cidadãos da Venezuela. Além disso, são destacados os migrantes em zonas de fronteira e a mão-de-obra para a indústria da alimentação e metal-mecânica.

Na região sudeste, o relatório também verifica diversidade de nacionalidades, com predominância da migração laboral, sendo dessa região os Estados onde os migrantes mais mantêm estadia permanente. No Centro-Oeste, os diferenciais do contexto estão na mobilidade entre países em cidades fronteiriças.

A região Norte, observa o documento, é a principal porta de entrada dos migrantes venezuelanos, em geral por Roraima, nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, e tem a predominância dos movimentos transfronteiriços e dos migrantes em trânsito. Na região Nordeste o documento aponta a predominância de estudantes estrangeiros, além da presença de migrantes indígenas Warao, assim como de migrantes venezuelanos interiorizados.

Segundo o relatório, o Brasil possui atualmente cerca de 1,5 milhão de imigrantes, dos quais pelo menos 30% são crianças e adolescentes, com aumento nas chegadas de bolivianos, haitianos e venezuelanos nos últimos 10 anos. De acordo com o documento, entre 2010 e 2015, 37.214 pessoas solicitaram refúgio no país. Entre 2016 e 2021, foram recebidas 258.241 solicitações, um aumento de cerca de 539%.

Nos últimos 12 anos de vigência da Lei 9.474/97(2010 – 2021), o Brasil reconheceu 57.028 como refugiadas, com predominância dos nacionais da Venezuela, Haiti, Cuba e Senegal.

O relatório foi realizado a partir de uma pesquisa realizada entre 9 de outubro e 1º de novembro através do “1º Formulário de Mapeamento de Lideranças Migrantes no Brasil” e mapeou 36 colegiados. De acordo com o MDHC, responderam ao formulário “representantes de comitês, conselhos, fóruns, núcleos de apoio de universidades e organizações governamentais, sendo a maioria de comitês estaduais e municipais de composição paritária.”

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]