Pesquisar

Madre Geral visita Irmãs da América do Sul e África

A Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral da Congregação, iniciou a visita às comunidades da Província Maria, Mãe dos Migrantes – região América do Sul e África, à qual se estenderá durante o ano de 2023.

A visita tem o objetivo de “animar e encorajar as Irmãs na realização autêntica da consagração religiosa e da ação apostólica”.

A Superiora Geral, na alegria de reencontrar as irmãs e conhecer mais de perto as missões, expressa: “Realizaremos esta trajetória… à luz do tema: ‘Consagradas pra a missão com os migrantes e refugiados’ e com o lema: ‘Caminha humildemente com teu Deus’ (Mq 6,8)”.

Ir. Neusa ainda salienta como luz nesta missão, a importância do documento capitular, o qual evidencia a importância do cuidado da criação, enquanto “casa comum, onde tudo está interligado”.

Em atitude de abertura e unidade, ela nos convida “a acolher o mundo como sacramento de comunhão, reconhecendo a presença humana e divina até mesmo no menor grão de poeira de nosso planeta (Ls,9)”.

Acompanhemos a trajetória de sua visita às comunidades, através das notícias e fotos que iremos postar em nossas redes sociais.

Acesse a Visita às Scalabrinianas da América do Sul

Continue a rolagem para ler a visita às Scalabrinianas da África

Confira o cronograma da I Etapa da visita:

Abaixo a Comunicação à Província sobre a visita canônica:

Mensagem de abertura da Visita Canônica à Província Maria, Mãe dos Migrantes

10 de março/2023: Chegada em Johannesburg/África do Sul

12 de março/2023 – Johannesburg/África do Sul
Com emoção e alegria, Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral, juntamente com as Irmãs Marizete Garbin, Marivane Chiesa e representantes da “Pastoral Care for Migrantes and Refugees”, participaram da celebração eucarística junto aos migrantes e refugiados. A celebração aconteceu na paróquia Santa Bahkita, protetora das pessoas em situação de tráfico, Arquidiocese de Johannesburg.

A tenda é o espaço onde o povo se reúne todas as semanas para rezar e partilhar a vida, de forma sempre viva, animada e comprometida com o evangelho. Ir. Neusa teve a oportunidade de deixar sua mensagem ao povo, bem como de escutar as mensagens que eles tinham para lhes dar.
Após, a comunidade com mais de 300 pessoas, divididos em grupos, permaneceram para o almoço juntos, ao ar livre.

A tarde foi de convivência, escuta e partilha das histórias de vida e da migração que viveram.
O povo demonstrou alegria e gratidão às Irmãs, por terem a oportunidade de receberem a visita da “Mãe Geral” para conhecer a comunidade.

13 de março/2023 – Johannesburg/África do Sul
Bienvenu Shelter – Casa de Acolhida para mulheres refugiadas e seus filhos

Ir. Neusa de Fátima Mariano está continuando sua visita às Irmãs, em missão no continente africano. Hoje foi o dia de visitar o “Buenvenu Shelter”, casa de Acolhida para mulheres refugiadas e seus filhos. Foi recebida com uma calorosa acolhida por parte dos funcionários e residentes da casa, de uma forma bem africana: cantos, danças, ovações, com roupas típicas da região. Para eles, Ir. Neusa foi considerada uma visita muito especial a tal ponto de se referiam carinhosamente a ela como “Mamá Neusa”.

Visitou todos os departamentos e espaços de trabalho do Shelter, bem como a creche onde as crianças são acolhidas. Ir. Neusa destacou o espírito de oração, de forte espiritualidade entre as crianças. Acolheu as crianças em seu colo, demonstrando sua afetiva e calorosa relação com elas.

Em um segundo momento, Ir. Neusa visitou o Centro de Treinamento Madre Assunta, onde estão as oficinas e cursos de corte e costura, estética e culinária. Encontrou a casa cheia de estudantes e impressionou as muitas nacionalidades presentes nos cursos (aproximadamente 10 nacionalidades em cada curso).

Conheceu todos os programas do Shelter e almoçou com os funcionários. Foi um dia de convivência, de partilha, de conhecimento, de conversa recíproca. Muitos funcionários manifestaram para Ir. Neusa, o encanto pela missão, trabalho feito com o coração e dedicação junto com os migrantes que Deus coloca em seus caminhos.

Por fim, demonstraram muito carinho e gratidão pela visita de Ir. Neusa no Shelter. Algumas expressões como: “Obrigada por vir nos visitar neste lado do continente”; “obrigada por vir e nos encontrar aqui, onde estamos”, “somos felizes por termos a sua presença entre nós” eram ditas de forma calorosa e de gratidão.

Ir. Neusa encontrou com alguns colaboradores e doares da obra que passavam pelo Shelter, dando voz aos que apoiam e fazem acontecer esta missão.

14 de março/2023 – Johannesburg/África do Sul
Departamento de ‘Pastoral Care for Migrantes and Refugees’

Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral da Congregação, visitou na terça-feira, 14, o Departamento de ‘Pastoral Care for Migrantes and Refugees’, na Arquidiocese de Johannesburg. Teve a oportunidade de estar com D. Buti Joseph Tlhagale, Arcebispo desta Arquidiocese, onde partilhou a alegria da presença das Irmãs Scalabrinianas neste espaço de missão, entre os migrantes e refugiados.

Visitou a Pastoral Care, departamento específico para o atendimento a migrantes e refugiados. Ir. Neusa teve a oportunidade de visitar os cursos para os migrantes e refugiados, os quais são administrados por professores locais. Destacam-se os cursos de alfabetização, inglês e língua nativa local.

Continuou a visita, na escuta das partilhas dos funcionários que trabalham na acolhida, na orientação para documentação aos migrantes e refugiados, na escuta, na doação de roupas e alimentos, enfim, todas as necessidades que os migrantes necessitam na sua chegada ao departamento.

Ainda na terça-feira, visitou o escritório da Caritas da África do Sul e migrações pela Conferência, coordenado por Ir. Maria de Lurdes Rissini.

Ir. Neusa foi entrevistada pela Rádio Véritas onde divulgou a missão das Irmãs no contexto sul-africano.

Acompanhe alguns destes momentos através das fotos abaixo.

16 de março/2023 – Ressano Garcia/Moçambique

Ir. Neusa de Fátima Mariano chega em Moçambique! As Irmãs estiveram na fronteira entre os dois países, a fim de se despedir da África do Sul e acolher, em Moçambique, a Superiora Geral da Congregação.

Na quinta-feira, 16, Ir. Neusa conheceu o projeto dos Meninos Migrantes e aproveitou para deixar sua mensagem de esperança e otimismo ao grupo dos jovens. Suas atitudes de afeto, acolhida e reciprocidade, marcaram essa visita.

Acompanhe as fotos de Ir. Neusa com os meninos migrantes.

17 de março/2023 – Ressano Garcia/Moçambique

Alegria, generosidade e gratidão foram sentimentos que marcaram a acolhida da Superiora Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano, no Centro Scalabrini, em Ressano Garcia/Moçambique. Os ativistas, colaboradores e Irmãs a acolheram com o gesto típico da região de lhe entregar e vestir a capulana, como atitude de acolhida nesta realidade.

Nesta sexta-feira, 17, aconteceu o encontro de Ir. Neusa com os ativistas, os quais tiveram a oportunidade de se apresentar e falar da gratidão por fazerem parte do Centro Scalabrini e da vida das Irmãs.

Em seu discurso, Ir. Neusa ressaltou a importância do trabalho deles para a continuação da missão. Salientou que esta missão é muito significativa para a Congregação, pois responde ao Carisma do fundador São Joao Batista Scalabrini e reforçou o pedido para incentivar as novas vocações religiosas a serviço dos migrantes mais necessitados.

Acompanhe as fotos desta calorosa acolhida, encontro e convivência.

18, 19 e 20 de março/2023 – Ressano Garcia/Moçambique

No sábado, 18 de março, aconteceu no Centro Scalabrini, o encontro das meninas migrantes com a Superiora Geral. Ir. Neusa, que marcou a todas com seu jeito simples, acolhedor e carismático de ser. Expressou a alegria de estar participando desse momento formativo das meninas, incentivando-as a aproveitarem desta grande oportunidade em suas vidas. O grupo almoçou com as Irmãs e puderam aproveitar o momento para partilharem muitas experiências de vida.

Ir. Neusa esteve visitando, também, os alunos do Curso de Gestão de Negócios, que acontece aos sábados, no Centro Scalabrini. Os alunos ficaram felizes e agradecidos pela sua presença e pela mensagem de incentivo e gratidão.

No domingo, 19, Ir. Neusa participou da celebração eucarística e festejos em honra a São José, patrono da Paróquia São José de Ressano Garcia, bem como, a da abertura do ano Jubilar na Paróquia.

Ir. Neusa foi acolhida na comunidade com cantos, aplausos e, como de costume no momento da acolhida, vestiram uma capulana, gesto típico da cultura local. Por sua vez, Ir. Neusa, agradeceu a acolhida e deixou uma breve mensagem de fé a comunidade. Disse sentir-se bem, pois é uma oportunidade de retomar as próprias raízes africanas.

Nesta segunda-feira, 20, Ir. Neusa concluiu a vista na comunidade de Ressano Garcia/Moçambique, com a Celebração Eucarística na Comunidade das Irmãs, seguida de um saboroso café da manhã. O Pe. Eduardo, Pároco da paróquia São José, esteve presidindo, com a participação do seminarista António, o qual está em Ressano Garcia para seu estágio diaconal.

Gratidão, define o sentimento de nós, Irmãs da comunidade, pela presença amorosa, acolhedora e pelo testemunho de Consagrada da nossa querida Madre Ir. Neusa.

Acompanhe as fotos desta calorosa acolhida, encontro e convivência.

21 a 23 de março/2023 – Maputo/Moçambique

Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral da Congregação Scalabriniana, está em visita às irmãs da comunidade “Maria Mamana Wa Vafambi”, em Maputo/Moçambique. O objetivo é de conhecer e compartilhar a missão que as Irmãs, leigos e colaboradores realizam em prol dos migrantes, refugiados e deslocados, bem como, na Animação Vocacional.

Até este dia, entre outras atividades, realizaram-se encontros com o Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Maputo, com o Diretor do Secretariados da Conferência Episcopal de Moçambique e com os colaboradores da CEMIRDE (Comissão Episcopal para Migrantes e Refugiados).

Na CEMIRDE, os colaboradores tiveram a grande dádiva de serem encorajados e motivados na missão por Ir. Neusa pois, segundo ela, a pessoa em mobilidade deve ser o centro de toda a missão realizada, com paixão e grande coração.

Por outro lado, na expressão das pessoas que a conheceram até então, afirmaram que Ir. Neusa é uma missionária muito comprometida com os desafios que enfrentam os migrantes e refugiados.

Agradeceram a visita e as palavras de motivação para realizar a missão. Nossa sincera gratidão pela presença, apoio e mensagem de alento.

Acompanhe algumas fotos das visitas que aconteceram.

24 a 26 de março – Maputo/Moçambique

Continuando a sua visita na comunidade “Maria Mamana Wa Vafambi”, em Maputo/Moçambique, Ir. Neusa de Fátima Mariano, esteve em contato com autoridades eclesiásticas que fazem parceria no trabalho de rede, com a missão scalabriniana naquele país:

  • Encontro com D. António Juliasse bispo de Pemba, o qual agradeceu imensamente pela abertura e apoio às Serviço Itinerante mscs, em outubro 21 a março 22.
  • Encontro com D. Francisco Chimoio, arcebispo de Maputo, o qual ofereceu uma lembrança do Papa Francisco, em visita a Moçambique no ano de 2019.
  • Encontro com o Secretário da Nunciatura, Monsenhor Paul. Após essa visita, Ir. Neusa conheceu a casa do “Programa Mateus 25”, coordenada pelo Diretor Carlos, uma obra social da Nunciatura em favor dos pobres em situação de rua. Esteve presente também, Pe. José Pinto, reitor do seminário Pio X.

Ir. Neusa teve, também, a oportunidade de visitar a FEIMA: feira de artesanato de Maputo, na qual teve uma paradinha para aquele café!!!

Acompanhe as fotos destas visitas.

28 de março: Uíje/Angola

Uíje/Angola: esse é o destino da Superiora Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano, nesses últimos dias!!!

Na chegada à comunidade das Irmãs “Mãe da Esperança”, Ir. Neusa foi acolhida com alegria e carinho pelas irmãs e formandas.

Nestes dias, Ir. Neusa visitou a comunidade do Bairro Pedreira, em Uíje/Angola, da qual faz parte a comunidade das Irmãs Scalabrinianas. Ir. Neusa participou da Missa, onde foi acolhida com muito carinho pelo povo.

Também, visitou o Bispo diocesano de Uíje, D. Joaquim Nhanganga Tyombe e a rádio ‘Maria’ de Uíje, onde saudou o diretor Pe. Alberto Kanda e alguns trabalhadores da mesma.

Estão sendo dias de muita alegria em poder participar, mesmo que por alguns dias somente, da vida e missão das Irmãs Scalabrinianas em Uíje/Angola.

Confira algumas fotos desta visita.

30 de março: Ir. Neusa visita Cáritas de Uíje e Pastoral da Migração

Aconteceu, durante a visita de Ir. Neusa à Uíje, a reunião com a Caritas, juntamente com Ir. Edi Eidt, diretora diocesana da Caritas de Uíje, e com os membros da Pastoral da Migração. Ir. Neusa conheceu os projetos da Cáritas e deu funcionamento. Foi dado destaque especial para:

  • Projeto das crianças: com mais de 300 crianças, em atividades educativas no reforço escolar, atividades artísticas, oficina de capoeira e aula para crianças fora do sistema escolar. As crianças são atendidas desde a iniciação até a 6ª classe. Ir. Neusa pode visitar algumas destas turmas, tendo a oportunidade de escutar e dar sua mensagem de esperança e motivação e alegria.
  • Projeto da agricultura: situado em 6 aldeias, o qual tem a finalidade de formar cooperativas enriquecendo a dieta alimentar do povo e criando fraternidade entre eles. Dest forma a caritas garante que o povo não venda seu pedaço de chão para as grandes empresas, migrando forçadamente para a cidade. Nessas localidades, a caritas implementa, também, cursos de português e de medicina natural.
  • Formação para criação das Caritas paroquiais.

A pastoral das migrações, coordenado por Ir. Ilda Conradi, também apresentou à Ir. Neusa suas atividades e perspectivas, com projetos sendo implementados até a fronteia e criando em cada paróquia, a pastoral.

Confira algumas fotos desta visita.

31 de março: Ir. Neusa visita as jovens formandas em Uíje/Angola

A prioridade das prioridades!

Quando as Scalabrinianas falam de “prioridade”, falam de JOVENS!!! E uma das grandes prioridades da Congregação é a Animação Vocacional, a qual acompanha os jovens no caminho do discernimento vocacional.

As jovens Aspirantes, isto é, as jovens que estão trilhando o caminho de discernimento vocacional para serem Irmãs Scalabrinianas, foram uma prioridade na visita de Ir. Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral, em Uíje. Elas são em seis jovens de 1º, 2º e 3º anos de formação.

Este encontro foi um momento de graça para as Aspirantes e para Ir. Neusa, que tanto almejavam conhecerem-se pessoalmente. Foi uma acolhida mútua, que gerou uma interação pessoal e grupal.

As reflexões e partilha que aconteceram foi sobre o tema do chamado vocacional, como dom e graça de Deus, bem como o cultivo da vocação a partir da vida espiritual e oração. Além disso, Ir. Neusa partilhou com as jovens sobre a Congregação e sobre a missão scalabriniana no mundo das migrações, de forma a motivar a vivência do chamado vocacional à vida consagrada scalabriniana num processo de discernimento e escuta da vontade de Deus para suas vidas.

A presença de pessoas que nos motivam a viver melhor nossos projetos, nos impulsionam a viver nosso itinerário vocacional de forma sempre mais alegre e entusiasta.

Acompanhe algumas fotos deste encontro!

01 e 02 de abril: Luanda/Angola
O fim de semana de Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral, foi intenso com a sua chegada em Luanda.

Muitas emoções são reservadas para estes dias, começando pelas atividades do fim de semana. Confere aí algumas delas que aconteceram:

  • Retiro com os Leigos Scalabrinianos, no qual Irmã Neusa assessorou, com o tema: Espiritualidade Scalabriniana. Houve momentos de oração e reflexão com o grupo, culminando com o almoço partilhado e a celebração eucarística.
  • Visita das irmãs Dorotéias na comunidade. Ir. Neusa encontrou a madre gral desta Congregação, à qual também trabalha em Roma. As duas colegas tiveram tempo de conversar e colocar os assuntos em dia!
  • Visita as irmãs Franciscanas de Ingostad
  • Visita ao museu da Escravatura, em Luanda.
  • Missa do domingo de Ramos na Paróquia onde as Irmãs vivem, São Carlos Lwanga.

Confira algumas fotos deste final de semana.

05 de abril/2023 – Luanda/Angola

Até o dia de hoje, foram várias visitas em Luanda, junto aos parceiros da missão e nos projetos onde as Scalabrinianas trabalham.

Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral, juntamente com as Scalabrinianas que vivem em Luanda, estiveram em visita ao Pe. Apolônio Graciano, Pároco da paróquia São Carlos Lwanga, onde elas vivem. Ele falou à Ir. Neusa, da importância das Scalabrinianas na paróquia e Igreja de Luanda, priorizando o trabalho com a migração e com os jovens, dos quais, algumas já são vocacionadas. Salientou que a presença da Congregação é imprescindível e nunca poderá faltar nesta Igreja!

Após, Ir. Neusa visitou o Núncio Apostólico de Angola, Dom Giovanni Gaspari, o qual tem um carinho todo especial pelas Scalabrinianas, sempre apoiando a missão que realizam neste país. Diz ele que sabe da importância desta missão para o mundo, pois ele mesmo trabalhou em realidades migratórias e visitou a fronteira do México, uma das mais violentas do mundo. Sempre foi um apaixonado pela causa da migração e pelo carisma scalabriniano. Ressaltou o carisma da Congregação, sempre atual no mundo, destacando a importância que São Scalabrini teve na história e seu olhar visionário sobre o mundo das migrações, dando vez e voz ao seu povo. Salientou a importância que as Scalabrinianas têm, a exemplo do fundador, com um olhar sensível para com os migrantes e refugiados. O Núncio Apostólico, após a visita, enviou mensagens de agradecimento pela visita da Madre Geral.

Ir. Neusa visitou, também, a equipe ampliada e o secretariado da CEPAMI (Comissão Episcopal da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes). No secretariado, foi apresentado à Ir. Neusa, os programas de formação e projetos sociais que desenvolvem a nível nacional, destacando o impacto que isto tem na sociedade civil e na Igreja.

Ir. Neusa salientou o carinho e amor que a Congregação tem por esta missão, pois sabe que ali tem pessoas que movem projetos por um mundo melhor, contagiadas pelo amor e pela alegria da missão, criando uma corrente do bem que não vai se quebrar. Salientou a importância que os leigos e colaboradores têm para nossa missão, sendo a extensão do carisma scalabriniano no mundo das migrações.

Ambos trocaram presentes de agradecimento e reconhecimento da missão que exercem neste país e na Congregação. Os jovens colaboradores destacaram a simplicidade de Ir. Neusa, sua inteligência e simplicidade O grupo a vê como uma pessoa visionária e carismática.

Durante a sua visita, Ir. Neusa não mediu esforços e constatou de perto as aulas de alfabetização a serem ministradas no Bairro Dangareux, Talatona, em Luanda, um dos projetos da CEPAMI. As crianças acolheram Ir. Neusa com cantos próprios da Congregação, dançaram e se alegraram com sua visita. A professora Maria, leiga scalabriniana, é uma das pessoas que ensinam neste projeto de alfabetização de crianças.

Foi importante perceber nestas visitas, que o carisma scalabriniano continua entre os leigos e colaboradores, somando forças na Igreja e na sociedade, em um trabalho de parceria em favor dos migrantes e refugiados.

06 de abril/2023 – Luanda/Angola

A visita da Superiora Geral às Scalabrinianas no continente africano encerrou-se com chave de ouro!!!

Em Luanda/Angola, Ir. Neusa reuniu-se com as formandas: aspirantes e postulantes, para um encontro de patilha de vida e missão. Este encontro foi de grande importância, uma vez que ambas as partes, formandas e madre geral, estavam na expectativa deste encontro.

Ir. Neusa partilhou com as jovens a beleza da missão scalabriniana na Congregação. As jovens manifestaram grande interesse de saber sobre a missão que a Congregação exerce pelo mundo, bem como, a missão da superiora geral.

Após, as jovens puderam partilhar de sua vida, especialmente no caminho de discernimento vocacional, com Ir. Neusa.

Este encontro estabeleceu laços e conhecimento de ambas as partes e de recíproca aproximação entre elas. Foi uma oportunidade única e de graça!

Da Equipe de Comunicação Virtual com a colaboração das Irmãs

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]