Pesquisar

VIII Curso Congregacional das Formadoras Scalabrinianas

29/01 – Perspectivas formativas a partir do VIII Curso Congregacional das Formadoras Scalabrinianas

“Eu as encorajo a colocarem sempre mais o próprio carisma a serviço da Igreja” (Papa Francisco – audiência 13.11.2019).

Iluminadas com as palavras do Papa Francisco dirigidas às Irmãs Scalabrinianas, por ocasião do XIV Capítulo Geral em 2019, o grupo das formadoras da Congregação fortalecem a missão de formar as jovens a partir do carisma Scalabriniano.

Neste desejo de refletirem a missão, a partir da formação, está acontecendo o VIII Curso Congregacional das Formadoras Scalabrinianas, na Cidade do México/MX, o qual emergem novos horizontes, no sentido de consolidar caminhos na formação das Scalabrinianas.

As partilhas, reflexões e estudos dos grupos, estão sendo consolidadas a partir das 4 alegrias contempladas no documento final do XIV Capítulo Geral da Congregação: alegria de seguir Jesus Cristo, alegria de profetizar, alegria de caminhar com os migrantes e refugiados e alegria de viver a partilha. As ressonâncias dos grupos, em forma de horizontes e caminhos a consolidar no caminho formativo das Irmãs Missionárias Scalabrinianas, estão sendo compiladas em um documento final, o qual será concluído com os compromissos que o grupo de formadoras assumem.

Nos comprometemos, como grupo de formadoras, a nos convertermos em “tenda de campanha”, de ver os migrantes, as formandas, as vocacionadas, os jovens, não como números, mas como pessoas, com rostos e realidades diferentes; de ver a missão apostólica como espaço vocacional, fortalecendo a caminhada vocacional das juventudes que desejam assumir o carisma scalabriniano.

Desejamos ver o migrante como lugar teológico da scalabriniana. Neste sentido, assumimos o compromisso de exercer incidência, lobby e advocacy, em defesa dos direitos humanos dos migrantes e refugiados, com a família scalabriniana e com outras congregações e instituições afins, no sentido de fortalecer um trabalho de rede organizado e contínuo.

Temos a certeza de que é esta vivência missionária Scalabriniana que faz crescer espaços vocacionais como dimensão visível do chamado que Deus realiza para cada uma de nós.

24/01 – Presença online da Superiora Geral

“Quero agradecer-lhes por serem, cada uma de vocês, um Dom para a Congregação, e por tudo o que realizam para que a vida consagrada seja sempre uma luz no caminho da Igreja, bem como pelo crescimento e visibilidade de nossa missão, dedicando-se inteiramente na formação de nossas jovens e Irmãs, na animação e acompanhamento da Vida Consagrada Scalabriniana.”

O VIII Curso das Formadoras continua de forma intensa, alegre e vivendo cada momento deste encontro. Nesses dias estamos refletindo sobre o tema da Animação Vocacional e sobre as juventudes e suas escolhas vocacionais. Na oportunidade, recebemos, com alegria, a presença online da Superiora Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano.

Em suas palavras ao grupo das formadoras, destacou que este curso está acontecendo “na Cidade do México, corredor de migração, lugar no qual sentimos de perto o grande clamor dos migrantes e refugiados, que nos interpelam à acolhida, proteção, promoção e integração. Assim, este curso congregacional insere-se em um contexto de intensa migração, do qual emergem grandes desafios e apelos para a nossa missão e, ao mesmo tempo, nos abrem novas possibilidades e caminhos na vivência e fidelidade do carisma scalabriniano”.

Ainda, em suas palavras, destacou às formadoras que, a exemplo de “Jesus, que não se contentou em chamar os seus discípulos, mas os educou pacientemente durante a vida pública, e depois da ressurreição continuou, por meio do seu Espírito”, somos chamadas a “ensinar, chamar e guiar” as jovens no caminho vocacional em um “processo global, gradual e contínuo”.

Concluiu sua mensagem intercedendo que Nossa Senhora de Guadalupe os processos formativos e o curso congregacional das formadoras.

O curso contou com momentos de integração entre as Irmãs com a “amiga secreta” e com a cultura local do México, através do grupo dos Mariachi e com comida típica da região.

Acompanhe estes momentos através das fotos!

19/01 – I Comunicação às Comunidades

18/01 – Nossa Senhora de Guadalupe, Rogai por nós!

Os primeiros dias do VIII Curso Congregacional das Formadoras estão acontecendo de forma alegre, interativa, com partilhas de vida das etapas formativas e de conhecimento sobre a realidade do México, especialmente na perspectiva migratória do país.

Estes temas têm desafiado as Irmãs formadoras a visualizarem horizontes, a consolidar caminhos e se comprometerem com a formação na Congregação. Alguns pontos já foram refletidos, desafiando as irmãs no sentido de se converterem em “tenda de campanha” na formação; de verem os migrantes, as formandas, as vocacionadas, os jovens, não como números, mas como pessoas, com rostos e realidades diferentes; de verem a missão apostólica da Congregação como espaço vocacional a fortalecer a caminhada vocacional dos jovens que desejam assumam o carisma scalabriniano.

A Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe foi um grande momento de vivenciar nossa fé e esperança com o povo mexicano.

Que a Mãe de Guadalupe nos ilumine na caminhada formativa junto aos jovens.

Acompanhe tudo o que acontece no encontro das formadoras em nosso site e redes sociais.

15/01 – Início do Curso Congregacional das Formadoras Scalabrinianas

Começou na segunda-feira, 15, o VIII Curso Congregacional das Formadoras Scalabrinianas, na Cidade do México/MX.

O dia foi marcado pela alegria do encontro, integração e de muita esperança na partilha da vida e da missão junto aos jovens, migrantes e refugiados.

Participam do curso 20 Irmãs, provenientes de Angola, Bélgica, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Honduras, Itália, México, Paraguai.

Acompanhe em nossas redes sociais e em nosso site tudo o que irá acontecer nesse curso!

08/01 – ACOMPANHE!!!

Nos dias 15 a 31 de janeiro de 2024, acontecerá o VIII Curso Congregacional das Formadoras Scalabrinianas, na Cidade do México/MX.

Participarão 21 Irmãs que realizam a sua missão no âmbito da animação vocacional e da formação, provenientes dos países de Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia. Estados Unidos, Filipinas, Itália, Honduras, México e Paraguai.

O curso tem como tema: “Consagradas para a missão com os migrantes e refugiados”, e como lema: Tende em Vós os mesmos Sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5).

Acompanhe tudo o que vai acontecer neste encontro através de nosso Instagram e Facebook!!!

06/01 – Vem aí o VIII Curso Congregacional das Formadoras Scalabrinianas

Acontecerá, dos dias 15 a 31 de janeiro de 2024, o VIII Curso Congregacional das Formadoras Scalabrinianas, na Cidade do México/MX. Participarão 21 Irmãs que realizam a sua missão no âmbito da animação vocacional e da formação, provenientes dos seguintes Países: Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Honduras, Itália, México e Paraguai.

O curso tem como Tema: “Consagradas para a missão com os migrantes e refugiados”, em continuidade ao tema do XIV Capítulo Geral e iluminando as linhas de ação do sexênio 2019-2025. Além disso, o lema que o norteia é: Tende em Vós os mesmos Sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5), por meio de um processo formativo de conformação aos sentimentos de Cristo, que abraça toda a vida, da formação inicial à formação permanente.

O curso é de responsabilidade da superiora geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano e Conselheiras, sob a coordenação geral da Ir. Ana Paula Ferreira da Rocha, Animadora Geral da Formação, e contará com a colaboração das Irmãs responsáveis da formação em nível provincial e da delegação na Ásia, assim como de todas as demais participantes.

Alguns temas estão sendo preparados para este curso, como:

  • Painel da Realidade Formativa e Animação Vocacional nas Províncias e Delegação na Ásia
  • Retomada da alegria de Seguir Jesus Cristo – Documento Final da X Assembleia Geral
  • Lectio divina – “Tende em Vós os mesmos Sentimentos de Jesus Cristo” (Fl 2,5)
  • Formação holística da Formadora Scalabriniana – Autocuidado
  • Atualização dos Princípios e Orientações para a formação
  • Cultura Vocacional: Aliança Congregacional Scalabriniana- Diretrizes Gerais da AV
  • Jovens e escolhas vocacionais – Discernir e acompanhar os processos de decisões
  • Comunidade formativa multicultural – Formação permanente à interculturalidade
  • Prevenção dos abusos no caminho formativo da Vida Consagrada – Por uma nova cultura formativa
  • Scalabrini – modelo de vida espiritual e de ação missionária
  • Traditio Scalabriniana- elementos fundamentais para a formação
  • A alegria de caminhar com os migrantes e os refugiados e alegria de viver a partilha.

A dinâmica do curso se desenvolverá por meio da exposição de conteúdos e trabalhos em grupo, promovendo os processos de sinodalidade na escuta das diferentes realidades formativas da Congregação.  Destacam-se momentos intensos de espiritualidade, visando integrar a teoria e a prática formativa das formadoras, respeitando as fases formativas das mesmas, na Congregação.

O curso será iluminado com a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, visitas culturais e encontros com os migrantes e refugiados presentes nas missões das missionárias e missionários scalabrinianos, na Cidade do México.

Acompanhe momentos deste curso através de nosso site e redes sociais.

Por Ir. Ana Paula Ferreira da Rocha, Conselheira e Animadora Geral da Formação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]