Pesquisar

Scalabrinianas se reúnem em Assembleia: confira as notícias

Confira aqui as notícias da Assembleia Provincial da PMMM, que acontece de 23 a 26 de novembro.

26/11 – Conclusão da Assembleia da PMMM

A Assembleia foi concluída com momentos fortes de retomada do compromisso das Scalabrinianas, no mundo das migrações.

Iluminadas pela nossa espiritualidade scalabriniana a partir de nossos santos e cofundadores, a reflexão final da Assembleia norteou os focos centrais:

MEMÓRIA DAS AÇÕES DA PMMM: destacou-se os processos que a Província vem fazendo de reorganização, conforme decisões do capítulo provincial, tendo consciência que somos 349 irmãs e 71 comunidades.

A FORMAÇÃO: teve destaque na apresentação dos 4 serviços: formação com as irmãs da 3ª idade, formação permanente, formação inicial e animação vocacional. Nesse quesito, acentuou-se a importância das vivências espiritual, comunitária e missionária, interligadas com a cultura vocacional e formação permanente.

MISSÃO APOSTÓLICA: nas áreas do sociopastoral, educação e saúde. Ressaltou-se a alegria de conclusão da elaboração do plano estratégico sociopastoral, além da projeção de ações missionárias partilhadas pelas próprias irmãs em vídeo conferências.

ECONOMIA: com destaque às estruturas que estão sendo adaptadas de acordo com nosso estilo de vida e missão, bem como o cuidado e equilíbrio com as receitas e despesas.

“Somos chamadas a sermos faróis. Ser Igreja cuidadora e samaritana e lugar do cuidado.”

Com estas reflexões, concluímos a II Assembleia da PMMM, agradecendo a todas as Irmãs, formandas e leigos que se uniram a este momento de Kairós para nossa província e Congregação.

26/11 – II Comunicação da Assembleia Provincial às Comunidades

25/11 – A II Assembleia da PMMM continua!!!

Hoje, o foco da reflexão foi o tema das “Juventudes”, trabalhado pela professora Patrícia Espíndola de Lima Teixeira. Elementos importantes foram abordados na reflexão, a qual nos fez pensar nas juventudes como lugar teológico, onde Deus se revela no mundo.

Nos lembrou que devemos ser como Jesus, na cena dos discípulos de Emaús, o qual, “caminhou com…” os jovens, no compasso de seus passos. Nos desafiou a olhar os jovens como universo único, não padronizado. A senti-los como anúncio profético na nossa sociedade. Retomou o protagonismo dos jovens na JMJ Lisboa 2023 e as palavras do Papa Francisco aos jovens, impulsionando-os para uma igreja sinodal, inclusiva e samaritana.

Após a manhã de reflexão, as participantes passaram a tarde em trabalhos de grupo e plenárias, para trazer, na prática, as reflexões dos dias de assembleia: passos necessários para solidificar a cultura vocacional e a cultura da formação permanente nas comunidades da PMMM; aspectos que merecem atenção e sugestões de como concretizar as prioridades

Acompanhe alguns momentos deste dia, nas fotos abaixo.

24/11 – Algumas fotos das atividades

24/11 – Primeira Comunicação da II Assembleia Provincial às Comunidades

23/11 – Começa a Assembleia Provincial

No dia 22/11, deu-se início à II Assembleia Provincial da PMMM, com momentos de integração e apresentação das participantes. Destacou-se a atenção e cuidado da vida e da missão de cada Irmã, nos processos de solidificação da província.

Na manhã de dia 23/11, a assembleia iniciou com a celebração eucarística trazendo presente os temas a serem refletidos nesses dias: Discernimento e Juventudes, na perspectiva da missão com os migrantes e refugiados.

Ir. Alda Mônica Malvessi, Superiora Provincial, deu abertura oficial da Assembleia, trazendo presente a importância da realização da II Assembleia: “A Assembleia Provincial tem por finalidade o estudo, avaliação, replanejamento, animação e celebração da vida e missão da Província”. Ainda destacou que é necessário “viver nossa Vida Consagrada, dom do Espírito à Igreja e ao mundo, cumprindo a missão profética, a qual requer que mantenhamos o fascínio do seguimento de Jesus Cristo, a atração pela espiritualidade e a vitalidade da missão, irradiemos esperança e alegria, conforme diz a introdução da programação sobre Vida Consagrada Scalabriniana, Sinal de Esperança, do nosso Plano Provincial.”

Foi realizada a leitura da carta da Superiora Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano, conselheiras e secretária geral. A mensagem nos recorda que “a Assembleia é um momento de graça para a Província, tempo e retomada, de estudo, reflexão e de novas perspectivas… tempo de manifestação da presença do Espírito Santo, ocasião de encontro, partilha, convivência e, sobretudo, de comunhão e integração”.

Nesta perspectiva, a Assembleia ocorreu com a reflexão do tem sobre “Discernimento Comunitário”, com Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves, SJ.

Acompanhe através das fotos, alguns desses momentos vivenciados na Assembleia.

20/11 – Scalabrinianas se reúnem em Assembleia

As Irmãs Scalabrinianas da Província Maria, Mãe dos Migrantes (PMMM), objetivando refletir sobre temas em comum à missão que realizam, se reunirão em Assembleia nos dias 23 a 26 de novembro do corrente ano, em São Leopoldo/RS. Participarão da Assembleia, 65 Irmãs oriundas dos lugares da região da província (América do Sul e África) onde marcam presença scalabriniana, através das obras e missões.

Este ano, a Assembleia da PMMM terá como tema de reflexão: “Discernimento Comunitário”, com Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves, SJ, e “Realidade das Juventudes” com prof. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira. Contará, também, com a partilha das áreas da formação, missão apostólica, administração e economia.

Percebe-se, a cada dia, novos desafios na missão realizada pelas Scalabrinianas, especialmente em sua capacidade de responder às necessidades dos migrantes e refugiados, na América do Sul e África. Por isso, a Assembleia se faz necessária para que se possa pensar novas formas de atuação nas obras, projetos e missões onde atuam.

Unamo-nos com todas as Irmãs da PMMM, para que a Assembleia possa ser expressão do comprometimento das mesmas, na missão com os migrantes e refugiados.

Acompanhe tudo o que vai acontecer na Assembleia, através de nossas redes sociais: @scalabrinianasirmas e do site: scalabrinianas.org

Da Equipe de Comunicação, com a colaboração das Irmãs

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]