Pesquisar

Visita Canônica da Madre Geral às Scalabrinianas da Província Maria, Mãe dos Migrantes

A Superiora Geral das Scalabrinianas, Ir. Neusa de Fátima Mariano, continua sua Visita Canônica à Província Maria, Mãe dos Migrantes – América do Sul e África, que se estende até novembro de 2023.

Nessa etapa da visita, Ir. Neusa visita as comunidades do Brasil, Paraguay e Bolívia, após passar pela África e pelas comunidades da Colômbia e Equador. Essa visita tem o objetivo de “animar e encorajar as Irmãs na realização autêntica da consagração religiosa e da ação apostólica”.

A Superiora Geral, na alegria de reencontrar as irmãs e conhecer mais de perto as missões, expressa: “Realizaremos esta trajetória… à luz do tema: ‘Consagradas pra a missão com os migrantes e refugiados’ e com o lema: ‘Caminha humildemente com teu Deus’ (Mq 6,8)”.

Clique aqui e confira o Cronograma completo da visita.

Acompanhe aqui as notícias da Visita Canônica.

04 a 07 de novembro – Comunidade Irmãs Scalabrinianas, Monte Alto/SP

De 04 a 07 de novembro a Madre Geral visitou a Comunidade Irmãs Scalabrinianas, em Monte Alto/SP, encerrando sua visita às comunidades da Província Maria, Mãe dos Migrantes – América do Sul e África. Por lá, ela se encontrou com as Irmãs, visitou com famílias, recebeu a visita do bispo diocesano, da Diocese de Jaboticabal, dom Eduardo Pinheiro da Silva. Ela participou, ainda, de uma missa na Santa Casa de Monte Alto, onde se encontrou com o provedor da Santa Casa, senhor Roberto Afonso Colatreli, e com o administrador da Santa Casa, senhor João Edimar da Silva.

29 de outubro a 01 de novembro – Comunidad Misioneras Scalabrinianas, Santa Cruz de la Sierra/Bolívia

Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro Ir. Neusa visitou a Comunidad Misioneras Scalabrinianas, de Santa Cruz de la Sierra/Bolívia. Lá, ela se encontrou com os migrantes na Casa de Acogida Cardenal Julio Terrazas, com os Leigos Missionários Scalabrinianos, com a representante da Legión Cruceña de Combate al Cancer e com o Arcebispo Mons. Renne Leigue. Além disso, ela também se reuniu com as funcionárias da Pastoral de Movilidad Humana e participou na novena com noite cultural dos migrantes na Paróquia San Martin.

25 a 27 de outubro – Comunidad Madre de los Migrantes, Asunción/Paraguay

Entre os dias 25 e 27 de outubro Ir. Neusa esteve em visita à Comunidad Madre de los Migrantes, de Asunción/Paraguay. No dia 25, ela se reuniu com todas as Irmãs do Paraguay e com o Cardeal Adalberto Martinez, Arcebispo de Asunción, para celebrar os 128 anos de fundação da Congregação.

Nos demais dias, ela se encontrou com a comunidade, migrantes, leigos e a equipe técnica do trabalho Pastoral.

21 a 24 de outubro – Comunidad Jesus Misionero, Santa Rita/Paraguay

Entre os dias 21 a 24 de outubro, a Madre Geral visita a Comunidad Jesus Misionero, de Santa Rita/Paraguay, onde se encontra com as Irmãs e jovens.

17 a 20 de outubro – Comunidad Scalabriniana Sin Frontera, Ciudad del Este/Paraguay

No dia 17 de outubro a Madre Geral iniciou sua visita à Comunidad Scalabriniana Sin Frontera, de Ciudad del Este/Paraguay, onde ela se encontrou com as Irmãs e jovens.

13 a 16 de outubro – Comunidade Nossa Senhora da Visitação, Foz do Iguaçu/PR

Nos dias 13 a 16 de outubro, Ir. Neusa visitou a Comunidade Nossa Senhora da Visitação, em Foz do Iguaçu/PR. Lá, ela se encontrou com as Irmãs da comunidade e com Irmãs de comunidades próximas que se reuniram por lá no domingo, 15, e participou, ainda, da festa do dia das crianças migrantes da catequese.

10 a 12 de outubro – Comunidade do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Cascavel/PR

Entre os dias 10 e 12 de outubro, a Madre Geral visitou a comunidade do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Cascavel/PR, onde se encontrou com Irmãs, alunos e funcionários.

06 a 08 de outubro – Comunidade do Colégio Nossa Senhora de Belém, Guarapuava/PR

Entre os dias 06 e 08 de outubro Ir. Neusa de Fátima Mariano visitou a comunidade do Colégio Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava/PR. Durante esses dias, ela se encontrou com as Irmãs, funcionários, alunos e com o Bispo Diocesano, Dom Amilton Manuel da Silva.

03 a 05 de outubro – Comunidade do Colégio São Carlos Borromeo, Curitiba/PR

Entre os dias 03 e 05 de outubro a Madre Geral esteve em visita à comunidade do Colégio São Carlos Borromeo, de Curitiba, Paraná.

23 a 27 de setembro – Comunidade Discípulas de Emaús, Fortaleza/CE

No dia 23 de setembro na beleza terra do sol, Fortaleza, CE a comunidade Missionária Discípulas de Emaús recebe com alegria Ir Neusa de Fatima Mariano de visita canônica. No dia 24 Ir Neusa teve a alegria de encontrar-se com a coordenação da Pastoral dos Migrantes e os agentes de pastorais da Arquidiocese de Fortaleza. Sua partilha foi baseada no texto bíblico Discípulos de Emaús. Lc 24, 13- 35

“A pastoral dos migrantes nos desinstala, nos coloca em movimento, ir ao encontro do outra/o. A dimensão de estar em movimento, onde Deus se revela no caminho no dia a dia da nossa história. Quem caminha não leva muitas coisas consigo, a leveza e a itinerância, no caminho nos encontramos com várias pessoas, estabelecemos novas relações. A dimensão de aproximação: Jesus se aproximou dos discípulos e se fez caminho com eles. Como estamos como agentes de pastoral? Aproximar-se é criar relações, caminhar juntos, Jesus caminha com os Migrantes.

Estamos às vésperas da abertura do sínodo e a sinodalidade nos convida a caminhar juntos e acolher os migrantes que trazem consigo cultura, fé e esperança, em sua bagagem a sabedoria e eles nos ensinam e provocam mudanças. E vocês como agentes de pastoral com certeza recebem mais do que dão, a pastoral dos migrantes é construir juntos, desde a palavra de Deus que é a raiz aonde cada migrante se alimenta.

Os migrantes são pessoas humanas não são números. Defender e difundir uma imagem positiva dos migrantes é a nossa missão. Nós queremos promover pontes. Os migrantes como protagonistas e não chegam para trazer dificuldades e sim eles nos ensinam. E eles vem para evangelizar e serem eles mesmos evangelizadores nos contextos onde chegam e atuam.

Na pastoral dos migrantes a diferença de cultura e raça não devem constituir como problema e sim é uma oportunidade, para construir o novo, uma sociedade nova. Criar consciência de cultura nova, no caminho é aonde encontramos várias coisas. O caminho é a surpresa, caminho é a novidade, caminho é estar juntos, caminho é estabelecer relações, o diferente é a beleza do outro. “Todos somos irmãos “. Fratelli Tutti. A pastoral dos Migrantes tem nome que somos nós mesmos. Nós não caminhamos sozinhos, e sim caminhamos com todas as pastorais. Dando as mãos caminhamos juntos”.

No dia 26 de setembro ir Neusa, esteve reunida com as Irmãs, um momento especial de partilha, renovação espiritual, escuta do caminhar da nossa Congregação, com o tema: Consagradas para a missão com os migrantes e refugiados. Caminha humildemente com o teu Deus” Mq 6,8. Foi um dia de formação Permanente desde a leveza com a escuta as irmãs. Cada oportunidade é única, Ir Neusa visitou também a casa do migrante aonde temos a missão especifica com os migrantes venezuelanos, que chegam em busca de trabalho, momento de escuta da realidade e agradecimento a Congregação dos Franciscanos da Providencia de Deus que continuam a parceria com as Irmãs Scalabrinianas.

O olhar para a missão, também é sentir como o nosso Carisma Scalabriniano se torna vida na Igreja Local. Ir Neusa em esses dias de visita também teve a oportunidade de visitar Dom Júlio César Souza de Jesus, bispo referencial das pastorais sociais da Arquidiocese de Fortaleza. Dom Júlio César Souza de Jesus, com alegria acolheu Ir Neusa e agradecia a importância e atenção aos Migrantes desde o nosso Carisma Scalabriniano, pessoas humanas que necessitam ser escutadas. No caminhar da visita Ir Neusa também escutou as nossas aspirantes Juliana Gonçalves e Nathalia Erli, para as aspirantes foi momento de graça poder partilhar a vocação e escutar da missão da Congregação. A comunidade e agradece a presença da nossa Superiora Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano.

14 de setembro – Comunidade do Centro Vocacional São Carlos, Aparecida/SP

A Madre Geral iniciou no dia 14 de setembro sua visita à Comunidade do Centro Vocacional São Carlos, em Aparecida/SP. Na ocasião, se encontrou com Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

13 de setembro – Comunidade do Noviciado São Carlos, Potim/SP

No dia 13 de setembro a Madre Geral encerrou sua visita à Comunidade do Noviciado São Carlos, em Potim/SP.

12 de setembro – Comunidade do Noviciado São Carlos, Potim/SP – Aparecida/SP

No dia 12 de setembro a Madre Geral e a Comunidade do Noviciado São Carlos visitaram a cidade de Aparecida/SP, onde passaram pelo caminho do Rosário, no Santuário Nacional de Aparecida, e pela Cidade do Romeiro, espaços de devoção à Nossa Senhora Aparecida.

11 de setembro – Comunidade do Noviciado São Carlos, Potim/SP

A Madre Geral iniciou no dia 11 de setembro sua visita à Comunidade do Noviciado São Carlos, em Potim/SP.

05 de setembro – Colégio Santa Teresa, Ituiutaba/MG

No dia 05 de setembro a Madre Geral esteve em visita ao Colégio Santa Teresa, em Ituiutaba/MG, onde se encontrou com alunos, professores e funcionários.

31 de agosto a 02 de setembro – Comunidade Scalabriniana Humilitas, Aparecida de Goiânia/GO

Nos dias 31 de agosto a 02 de setembro a Madre Geral esteve em visita à Comunidade Scalabriniana Humilitas, da cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás.

29 de agosto – Encontro com a equipe do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Brasília/DF

Na terça-feira, 29, a Madre Geral visitou a equipe do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), em Brasília, no Distrito Federal, Brasil.

28 de agosto – Encontro com a equipe do CSEM, Brasília/DF

Na segunda-feira, 28 de agosto, Irmã Neusa se encontrou com a equipe de CSEM (Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios).

27 e 28 de agosto – Casa Bom Samaritano e Comunidade Madre Assunta, Brasília/DF

Nos dias 27 e 28 de agosto, a Madre Geral visitou a Casa Bom Samaritano, de acolhida a migrantes venezuelanos, e a Comunidade Madre Assunta.

20 a 22 de agosto – Comunidade Padre José Marchetti, Vicente de Carvalho, Guarujá/SP

Entre os dias 20 a 22 de agosto a Madre Geral esteve em visita às Irmãs da Comunidade Padre José Marchetti, de Vicente de Carvalho, Guarujá/SP.

17 de agosto – Colégio São José, Santo André/SP

No dia 17 de agosto, Ir. Neusa visitou o Colégio São José, em Santo André/SP, onde assistiu uma apresentação do coral das crianças e se encontrou com ex-alunos e o grupo Juvesc.

16 de agosto – Escola Padre José Marchetti, Santo André/SP

Irmã Neusa visitou na quarta-feira, 16 de agosto, a Escola Padre José Marchetti, em Santo André/SP.

15 de agosto – Casa Madre Assunta, Vila Prudente/SP

No dia 15 de agosto, a Madre Geral participou da celebração da Missa, na capela da Casa Madre Assunta, em comemoração aos 152 anos do nascimento de Madre Assunta Marchetti, em 15 de agosto de 1871.

15 de agosto – Projeto Conviver – Casa Madre Assunta, Vila Prudente/SP

A Madre Geral continuou sua visita à Comunidade da Casa Madre Assunta conhecendo o Projeto Conviver – Casa Madre Assunta.

14 de agosto – Comunidade da Casa Madre Assunta, Vila Prudente/SP

No dia 14 de agosto, Irmã Neusa visitou os migrantes acolhidos na Casa Madre Assunta, na Vila Prudente, São Paulo, Brasil.

11 e 12 de agosto – Comunidade Madre Assunta, Aclimação/SP

Nos dias 11 e 12 de agosto a Madre Geral esteve em visita às Irmãs da Comunidade Madre Assunta, no bairro da Aclimação, em São Paulo, Brasil.

10 de agosto – Missão Scalabriniana do Pari

Confira imagens do encontro da Madre Geral com as Irmãs e funcionários da Missão Scalabriniana do Pari/SP.

08 de agosto – Comunidade Santa Teresinha, Pari/SP

No dia 08 de agosto, a Madre Geral iniciou sua visita às Irmãs da Comunidade Santa Teresinha, no bairro do Pari, em São Paulo, Brasil.

30 de julho a 06 de agosto -Instituto São Carlos – Jundiaí/SP

Entre os dias 30 de julho a 06 de agosto a Madre Geral esteve em visita às Irmãs do Instituto São Carlos, em Jundiaí, São Paulo, Brasil.

28 de julho – Visita ao CESPROM Jundiaí, Jundiaí/SP

No dia 28 de julho a Madre Geral realizou uma visita ao Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante (CESPROM) de Jundiaí/SP.

21 e 22 de julho – Comunidade do Instituto Cristóvão Colombo, Ipiranga/SP

Nos dias 21 e 22 de julho Irmã Neusa iniciou sua visita às comunidades do Brasil na Comunidade do Instituto Cristóvão Colombo, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, Brasil.

Da Equipe de Comunicação, com a colaboração das Irmãs

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]