O Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados (ForMigra) tem como objetivo preparar pessoas para o atendimento a migrantes e refugiados. A ação é promovida pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, ao lado de cinco universidades.

A ação de extensão universitária teve início em maio de 2022. As inscrições são gratuitas para todos as capacitações, com a possibilidade de ser cobrado um valor simbólico às pessoas que desejarem obter certificado de conclusão, emitido por uma das universidades promotoras.

PROMOTORES

O ForMigra é uma realização do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC). Como entidades promotoras, estão cinco Instituições de Ensino Superior (IES): Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

INSCRIÇÕES ABERTAS

Clique na foto e faça sua inscrição para a Formação sobre Atualização na Legislação de Regularização Migratória Brasileira: Expandindo Fronteiras, ministrada por Adriano Pistorelo.

Cursos 

2024

Confira as formações em andamento e realizadas pelo ForMigra no ano de 2024.

Cursos Realizados

2023

Confira as formações realizadas pelo ForMigra no ano de 2023.

Galeria de vídeos

Confira as gravações das formações de 2023.

Reunião Familiar –
24 de maio
Reunião Familiar –
25 de maio
Aula inaugural – 2023

Cursos Realizados

2022

Confira as formações realizadas pelo ForMigra no ano de 2022.

O ForMigra é coordenado pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM)

Atendimento: das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Professor Marcos Martini, 1600 / Bairro Santa Catarina
Caxias do Sul – RS | CEP 95032-500