O Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados (ForMigra) tem como objetivo preparar pessoas para o atendimento a migrantes e refugiados. A ação é promovida pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, ao lado de cinco universidades.

A ação de extensão universitária teve início em maio de 2022. As inscrições são gratuitas para todos as capacitações, com a possibilidade de ser cobrado um valor simbólico às pessoas que desejarem obter certificado de conclusão, emitido por uma das universidades promotoras.

PROMOTORES

O ForMigra é uma realização do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC). Como entidades promotoras, estão cinco Instituições de Ensino Superior (IES): Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Cursos 2023

Assista as aulas sobre Reunião Familiar

Assista a Aula Inaugural 2023

Cursos Realizados - 2022

O ForMigra é coordenado pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM)

Atendimento: das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Professor Marcos Martini, 1600 / Bairro Santa Catarina
Caxias do Sul – RS | CEP 95032-500