As ações sociopastorais das Scalabrinianas reconhecem os migrantes como sujeitos e
protagonistas de suas próprias histórias.
Os serviços prestados pelas irmãs nos Centros de Atendimento, promovem a participação dos migrantes na sociedade de acolhida, preservam o seu patrimônio cultural e religioso, defendem a sua dignidade e os seus Direitos Humanos, em vista do Reino de Deus, que é justiça e amor.
O Cespam, foi criado em 1998, para apoiar as famílias migrantes que ocupavam o bairro Jardim das Oliveiras, que surgiu como uma ocupação urbana. Em 2023 o Cespam celebrou 25 anos de serviços prestados à comunidade.
A Casa do Migrante foi inaugurada em 20 de junho de 2008, através de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Trabalho e a secretaria da assistência social, da prefeitura de Foz do Iguaçu/PR, com o objetivo de atender migrantes na regularização de seus documentos para trabalho.
O Centro Socioeducacional Assunta Marchetti possui como proposta de trabalho, ampliar e fortalecer ações de promoção da autonomia e do empreendedorismo social de indivíduos e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social complexa e risco pessoal e comunitário.
Cabe ao CAM acolher, proteger, promover e integrar os imigrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas, independente da fé, cultura e tradição, ofertando serviços de qualidade, competência, respeito, dignidade, imparcialidade e não discriminação, alinhados às políticas públicas, em parceria com entidades civis e religiosas consolidando a missão da Congregação MSCS e a prática da responsabilidade social.
A Pastoral das Migrações da Arquidiocese de Passo Fundo tem como objetivo acolher as pessoas e famílias imigrantes e refugiadas do território Arquidiocesano, apoiar seu processo de integração, e conscientizar a sociedade civil e religiosa sobre o papel de ambas partes, no fortalecimento de uma convivência intercultural de justiça, dignidade, igualdade e direitos.
As Irmãs Scalabrinianas estão presentes em Porto Velho, Rondônia, desde 1983, de forma a responder às demandas migratórias na região, elaborando ações de reflexão, representatividade e conscientização.
A Missão Scalabriniana na Diocese do Uíje, norte de Angola, foi iniciada em 2012, quando houve uma expansão dos trabalhos já realizados em Luanda. A Missão atua na Coordenação Diocesana da Pastoral das Migrações, na Direção Diocesana da Caritas do Uíje e, também, na casa de formação para candidatas à Vida Religiosa, realizando diversas iniciativas e projetos.
© 2024 All rights reserved - DIREITOS RESERVADOS