Pesquisar

V Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes e Refugiados

Bogotá, Colômbia
5 a 8 de março de 2024

O V Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes e Refugiados é organizado pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, com o tema “A caminho com os migrantes e refugiados com audácia e esperança”, a partir do lema “Peregrinas da esperança”.

O objetivo do evento é analisar o momento e os desafios do mundo das migrações e a respetiva ação missionária MSCS, partilhando e sistematizando conhecimentos, experiências e objetivos, de forma a qualificar o serviço e fortalecer o protagonismo dos sujeitos envolvidos na mobilidade humana.

O Seminário se propõe a aprofundar as estratégias de atuação, a partir da ação concreta no contexto atual, em um processo circular e dialógico de reflexão, a partir da ação direta, da visão e das diferentes nuances e perspectivas da experiência acumulada pela Congregação Scalabriniana, através de seus membros e colaboradores/as. Além disso, o evento prevê a análise de práticas e o aprofundamento dos temas afins, em perspectiva pluridisciplinar e intercultural, com a participação direta das próprias Irmãs e de assessorias convidadas.

Acompanhe o evento

08 de março – Quarto dia do V Seminário Congregacional

O quarto e último dia do V Seminário Congregacional iniciou com a Celebração Eucarística, que foi seguida pela Mística, que refletiu sobre as populações sem terra nos diferentes países do mundo. Após a abertura, foi apresentado o vídeo das boas práticas do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), seguido pelas boas práticas da missão nas Filipinas.

O primeiro painel do dia teve como facilitadora a Ir. Juliana Rodrigues, mscs. O painel contou com as falas de Carmem Lussi, do CSEM (Brasil), sobre o tema “Atuação Itinerante MSCS junto a migrantes sem-terra”; Roberto Marinucci, do CSEM, (Itália/Brasil), que participou virtualmente, sobre “Experiência MSCS de Serviço Itinerante”; Ir. Maria del Carmen Santoyo Gonzalez, cmi (Haiti), sobre “Experiência Inter congregacional”; e o testemunho Ir. Nyzelle J. Dondé, mscs (Brasil/República Dominicana).

Antes do início do segundo painel do dia, foi apresentado o vídeo das boas práticas da missão na Bélgica, com as falas das Irmãs Assunta Bridi e Érika Ortiz sobre o trabalho realizado. O painel “Incidência para a defesa e promoção dos direitos”, facilitado por Carmem Lussi, com as falas de Andreas Feldmann, sobre “Incidência e os desafios da migração em trânsito” (Chile/USA); Helena Olea, sobre “A Incidência relaciona com as migrações e o refúgio” (Colômbia/USA); e os testemunhos de Elvy Monzant, da Rede CLAMOR, sobre “Trabalho em Rede e advocacy”, e Ir. Clarice Barp, mscs, da Rede VIVAT.

Antes do início dos grupos de trabalho, foi apresentado o vídeo de boas práticas da missão na Argentina. Após, foram realizadas as atividades dos grupos de trabalho, que tiveram como tema “Perspectivas: O que podemos tirar deste evento? Quais perspectivas e compromissos que sugere para as nossas realidades concretas?”, e foram facilitados pela Ir. Clarice Barp, mscs.

07 de março – Terceiro dia do V Seminário Congregacional

A Mística de Abertura do terceiro dia do V Seminário Congregacional girou em torno da reflexão da frase “Yo soy porque nosotros somos” (Eu sou porque nós somos), em conjunto com a leitura de poemas e apresentação de músicas.

Após a abertura das atividades, foi apresentado um vídeo sobre as boas práticas do Bienvenu Shelter, de Johannesburg, África do Sul.

O primeiro painel do dia, “Perspectivas Missionárias da Família Scalabriniana”, teve como facilitadora Ir. Elizangela Chaves Dias, mscs e contou com as falas dos representantes da Família Scalabriniana: do Movimento Leigos Missionários Scalabrinianos: Pablo Karloto; das Missionárias Seculares: Luiza Deponti; dos Missionários Scalabrinianos: Pe. Leonir Chiarello; das Irmãs Missionárias Scalabrinianas: Ir. Janete Ferreira.

Durante o painel, os participantes refletiram sobre diversos aspectos da congregação, tais como as vocações, o trabalho junto aos migrantes e refugiados, as origens, a integração entre a Família Scalabriniana, as comunicações, entre outros.

O segundo painel, intitulado “Construindo uma política mscs de voluntariado”, teve como facilitadora a Ir. Marlene E. Wildner, mscs e contou com as falas de Tuila Botega e Igor Cunha, do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), que participaram virtualmente, com uma pesquisa sobre o voluntariado; Gaia Mormina, da Fundação Scalabriniana, da Itália; e, ainda, os testemunhos de Brenda Ribeiro, do Brasil, que relatou sobre o período de voluntariado em Ressano Garcia, Moçambique, e Christofer Montenegro do Ecuador, que participou virtualmente e relatou sobre seu voluntariado na Casa Madre Assunta, em São Paulo, Brasil.

No período da tarde, os participantes do Seminário puderam visitar a Missão das Scalabrinianas em Bogotá e o Centro Histórico da cidade.

06 de março – Segundo dia do V Seminário Congregacional

O segundo dia do V Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes e Refugiados começou com a Santa Missa, celebrada por Dom Lizardo Estrada Herrera, Secretário do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano).

O primeiro painel do dia teve como tema “Acolhida e proteção da vida” e teve como facilitadora Ir. Marivane Chiesa, mscs e moderação de Ir. Rosita Milesi, mscs e Jaime Ruiz de Santiago. O painel apresentou as boas práticas de unidades da missão scalabriniana e contou com as falas das Irmãs Shirley Anibale Guerra, que falou sobre a Missão Scalabriniana Pari, em São Paulo, Brasil; Albertina Pauletti, que falou sobre o trabalho do Instituto Madre Assunta, em Tijuana, México; e Odila Roman Rossi, que apresentou sobre o serviço Legame, da AESC (Associação Educadora São Carlos), do Rio Grande do Sul, Brasil.

O painel Promoção, integração e protagonismo teve como facilitadora a Ir. Claudete Lodi Rissini, mscs e moderação da Ir. Valdiza Carvalho, mscs e de Handerson Joseph. O painel apresentou as boas práticas das missões, a partir das falas das Irmãs Leda dos Reis, sobre a Missão Scalabriniana no Equador, Ligia Ruiz, sobre o trabalho com os migrantes retornados e com deficiência em Honduras, e Valdete Willeman, sobre a Fundación de Atención al Migrante, de Bogotá, Colômbia.

Antes do terceiro painel do dia, foi apresentado um vídeo da equipe da Missão Scalabriniana em Boa Vista, Roraima, Brasil, sobre as boas práticas do serviço prestado aos migrantes. O painel “Animação pastoral e Coordenação estratégica” foi facilitado pela Ir. Ana Silvia Zamin, mscs e moderado pela Ir. Marlene Wildner, mscs (CSEM) e Israel Arévalo (CLAR). O painel contou com a fala das Irmãs Carla Frey Bamberg, que falou das boas práticas da Comissão Episcopal da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, da Ir. Milva Caro, sobre as boas práticas da pastoral migratória em Rottenburg-Stuttgart, na Alemanha, e da Ir. Vijaya Stella Johnjoseph.

O último painel do dia “Sensibilização, trabalho em rede e incidência”, foi facilitado pela Ir. María Eugenia Vazquez, mscs e moderado pela Ir. Leticia G. Valdarrama, mscs e Jorge Durand. O painel contou com os relatos de boas práticas de Adriano Pistorelo, do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, Ir. Marcedita P. Saboga-a, de Filipinas/Taiwan, e Thiago Ubinski, do Brasil.

05 de março – Início do V Seminário Congregacional

No dia 05 de março, terça-feira, às 07h, aconteceu a Missa de abertura do V Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes e Refugiados. Após a Missa, aconteceu a Mística de Abertura, seguida pela palavra de abertura da Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral.

O primeiro painel, sobre as realidades em que atua a congregação, foi facilitado pela Ir. Lucilene Carolina de França, que contou com as falas de Irmãs que apresentaram as diferentes realidades e contextos em que trabalham. Foram, ainda, apresentados os informes dos 7 encontros regionais realizados sobre o tema, em preparação ao Seminário.

O segundo painel, de análise da realidade migratória, foi facilitado por Renata Dubini, com palestra da Ir. Carmem Elisa Bandeo, da UISG (União Internacional das Superioras Gerais), que propôs uma dinâmica em grupo aos participantes.

O terceiro painel do dia, “Respostas da Congregação aos desafios da mobilidade humana – apresentação dos informes dos 7 Encontros Regionais sobre o tema”, foi facilitado pela Ir. Ana Paula da Rocha, e contou com as falas das Irmãs de cada região, que apresentaram as realidades vividas no trabalho junto aos migrantes.

O quarto e último painel do dia, “Análise da ação estratégica da Congregação”, foi facilitado por Ir. Carmem Elisa Bandeo e teve como observadores Renata Dubini, Hermel Mendoza e Ir. Luiza Dal Moro, mscs.

04 de março – Chegada e preparação

No dia 04 de março, segunda-feira, os participantes do V Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes e Refugiados chegaram à Bogotá, Colômbia.

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]