Pesquisar

Da Itália ao Brasil

Em 25 de outubro de 1895, em Piacenza, Itália, as primeiras Irmãs Scalabrinianas receberam do fundador, São João Batista Scalabrini, os crucifixos de missionárias e professaram seus votos religiosos. Como um pai, Scalabrini disse: “Ide confiantes, filhas, mandar-vos-ei depois outras coirmãs e vós retornareis para formar-vos e consolidar-vos no espírito religioso.”

A isso seguiu-se o envio das quatro pioneiras ao Brasil, “migrantes com os migrantes”, acompanhadas pelo Pe. José Marchetti, cofundador da congregação. Durante a travessia do oceano, elas iniciaram sua missão preparando crianças para a primeira Eucaristia e reanimando a esperança dos companheiros de viagem.

No Brasil, as pioneiras, entre elas nossa cofundadora Assunta Marchetti, se dedicaram aos órfãos filhos dos imigrantes italianos trazidos Pe. Marchetti, expandindo, depois, o trabalho nas áreas da saúde, educação, trabalho sociopastoral por todo o mundo.

Neste ano tão especial, em que celebramos os 130 anos da fundação da Congregação das Irmãs Scalabrinianas e da chegada de Madre Assunta ao Brasil, queremos recordar e honrar o compromisso da Congregação em acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e refugiados. 

Para marcar esse momento, preparamos uma programação especial com entrevistas e conteúdos exclusivos em nossas redes sociais e site.

Acompanhe os conteúdos comemorativos!

130 anos em entrevista

130 anos em entrevista: conheça mais sobre a realidade migratória em Angola

130 anos em entrevista: conheça a missão em Porto Velho/RO

Confira nossos conteúdos nas redes sociais

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?