Pesquisar

Visita Canônica da Madre Geral às Irmãs da Província Maria, Mãe dos Migrantes

A Superiora Geral das Scalabrinianas, Ir. Neusa de Fátima Mariano, continua sua Visita Canônica à Província Maria, Mãe dos Migrantes – América do Sul e África, iniciada em 2023, que se estende até junho de 2024.

Nessa etapa da visita, Ir. Neusa visita comunidades do Brasil e Argentina e participa no Seminário de Migrações, em Bogotá/Colômbia. A Visita Canônica tem o objetivo de “animar e encorajar as Irmãs na realização autêntica da consagração religiosa e da ação apostólica”.

A Superiora Geral, na alegria de reencontrar as irmãs e conhecer mais de perto as missões, expressa: “Realizaremos esta trajetória… à luz do tema: ‘Consagradas pra a missão com os migrantes e refugiados’ e com o lema: ‘Caminha humildemente com teu Deus’ (Mq 6,8)”.

Confira o Cronograma completo dessa etapa da visita.

19 a 22 de fevereiro – Comunidade Nossa Senhora Medianeira – Bento Gonçalves/RS

Entre os dias 19 a 22 de fevereiro, Ir. Neusa visitou as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora Medianeira, de Bento Gonçalves/RS. Durante a visita, ela se encontrou com o Comitê do Colégio Nossa Senhora Medianeira e os responsáveis de vários setores de serviços do Colégio.

Ainda, se encontrou com o prefeito de Bento Gonçalves, e com o Pároco do Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves, Pe. Volmir Comparin.

13 a 18 de fevereiro – Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio – Caravaggio/RS

Entre os dias 13 a 18 de fevereiro a Madre Geral está em visita às Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, de Caravaggio/RS.

10 a 12 de fevereiro – Comunidade Nossa Senhora de Lourdes – Farroupilha/RS

Entre os dias 10 a 12 de fevereiro Ir. Neusa visitou as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, de Farroupilha/RS.

No dia 10 de fevereiro, ela participou na celebração Eucarística na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O pároco, padre Gilmar, convidou irmã Neusa para se apresentar passar uma mensagem a todos. Foi aplaudida pela comunidade paroquial pela forma como apresentou o carisma scalabriniano.

07 a 09 de fevereiro – Comunidade São Carlos – Caxias do Sul/RS

Entre os dias 07 e 09 de fevereiro Ir. Neusa esteve em visita às Irmãs da Comunidade São Carlos, de Caxias do Sul/RS.

03 a 06 de fevereiro – Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Caxias do Sul/RS

Entre os dias 03 a 06 de fevereiro a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, de Caxias do Sul/RS.

01 e 02 de fevereiro – Comunidade Sagrada Família – Caxias do Sul/RS

Nos dias 01 e 02 de fevereiro a Madre Geral visitou as Irmãs da Comunidade Sagrada Família, de Caxias do Sul/RS.

29 a 31 de janeiro – Comunidade Maria de Nazaré – Caxias do Sul/RS

Entre os dias 29 a 31 de janeiro Ir. Neusa se encontrou com as Irmãs da Comunidade Maria de Nazaré, de Caxias do Sul/RS.

25 de janeiro – Inauguração do novo espaço do CAM – Caxias do Sul/RS

No dia 25 de janeiro a Madre Geral participou da inauguração do novo espaço de atendimento do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul/RS, que marcou, também, os 40 anos de dedicação do Centro à causa dos migrantes.

20 e 21 de janeiro – Comunidade do Instituto São Carlos – Caxias do Sul/RS

Nos dias 20 e 21 de janeiro Ir. Neusa esteve em visita às Irmãs da Comunidade do Instituto São Carlos, de Caxias do Sul/RS, Brasil.

20 de janeiro – Abertura da Visita Canônica à Microrregião São Carlos

Aconteceu no dia 20 de janeiro no Centro de Eventos São Carlos, em Caxias do Sul/RS, Brasil, a abertura da visita canônica da Superiora Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano, na microrregião São Carlos.

Para a dinâmica inicial da visita reuniram-se as Comunidades: Imaculada Conceição, Instituto São Carlos, Sagrada Família, São Carlos e Maria de Nazaré.

Ir. Neusa apontou o processo congregacional à luz das orientações do XIV Capítulo Geral e sinalizou conclusões da X Assembleia Geral que norteiam a caminhada congregacional. Em clima fraterno de comunhão com as demais comunidades, a jornada culminou com o almoço de confraternização.

18 a 28 de janeiro- Visita Canônica no Condomínio São Carlos – Caxias do Sul/RS

Em 18 de janeiro Ir. Neusa de Fátima Mariano iniciou a visita canônica nas comunidades do condomínio São Carlos, que culminou no dia 28/01. O condomínio é constituído por três comunidades religiosas: São José, residência de cuidados de longa permanência, na qual vinte e três irmãs constituem a comunidade; Instituto São Carlos, hoje formada por quatro irmãs; e Imaculada Conceição, constituída por quatro irmãs. As irmãs das duas últimas comunidades realizam diferentes serviços de apoio às irmãs, AESC e CAM.

Compartilhou a vida e a missão das irmãs que residem nas três comunidades, dialogando com cada irmã e colaboradores que desenvolvem os diferentes serviços nas três comunidades.

Durante seus dias por lá, celebrou os 80 anos de vida de Ir. Elena Ferrarini, no dia 24/01, e a Páscoa de Ir. Rosalina Seganfredo, na data de 26/01. Participou da abertura dos 40 anos de atividades do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), cuja direção está sob a direção de Ir. Celsa Zucco. No dia 27/01, participou dos festejos do jubileu de 50 anos de consagração de Ir. Nelí Basso, na Celebração Eucarística, juntamente com as três comunidades na residência São José.

As comunidades ficaram agradecidas pela presença fraterna de Ir. Neusa. A congregação está em constante retomada do carisma e missão, que recordam que o Senhor caminha humildemente com cada uma das irmãs scalabrinianas.

Da Equipe de Comunicação, com a colaboração das Irmãs

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]