Desde janeiro de 2022, mais de 40.000 migrantes já cruzaram o Canal da Mancha até o Reino Unido
Na terça-feira, 29, autoridades francesas resgataram 61 migrantes de um bote, entre eles crianças pequenas, no Canal da Mancha. No mesmo dia, a polícia francesa já havia impedido que cerca de 50 imigrantes tentassem cruzar o Canal da Mancha até o Reino Unido.
De acordo com Equipes de resgate no porto de Boulogne, para onde os imigrantes foram levados, pelo menos 30 pessoas tiveram que ser retiradas das águas geladas quando tentavam deixar seu bote de borracha e subir a bordo de um navio de resgate francês.
Segundo os migrantes a bordo do bote, estavam a bordo cidadãos afegãos, indianos, iranianos e paquistaneses. De acordo com informações das autoridades francesas, o resgate ocorreu cerca de uma milha náutica dentro das águas territoriais britânicas.
Mais cedo, no mesmo dia, cerca de 50 imigrantes foram impedidos de cruzar o Canal da Mancha pela polícia francesa. Em novembro de 2021, uma embarcação que cruzava o Canal da Mancha, em direção ao Reino Unido, naufragou, resultando na morte de 27 pessoas, perto da costa de Calais, na França. Na terça-feira, 29, um homem foi preso por envolvimento no incidente.
De acordo com o Ministério do Interior britânico, em 2022 mais de 40.000 migrantes já cruzaram o Canal da Mancha em direção ao Reino Unido. Em 2021, o total foi de 28.526 cruzamentos, contra 8.404 em 2020. A maioria dos migrantes é da Albânia e Afeganistão, segundo o Ministério.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual