No mês de fevereiro, mais de 154 mil imigrantes foram detidos enquanto tentavam cruzar a fronteira entre Estados Unidos e México
Traficantes de pessoas estão utilizando o TikTok para anunciar “pacotes” de travessias clandestinas para os Estados Unidos. Os valores são, em média, de US$ 7 mil, com anúncios de viagens partindo do México, Guatemala, Colômbia e Equador. Anúncios também acontecem em outras redes sociais, como o Facebook.
Assim como os anúncios de outras redes sociais, diversos anúncios publicados pelos coiotes no TikTok mostram um grupo de pessoas com roupas camufladas, enquanto caminham em uma região árida na fronteira entre Estados Unidos e México. Outros anúncios mostram, ainda, imagens de viagens de avião.
No TikTok há, também, muitos vídeos de conselhos sobre a travessia, onde pessoas compartilham experiências de viagem. Em muitos perfis, os coiotes mostram imagens de travessias bem-sucedidas e afirmam serem meios seguros e infalíveis.
Em geral, os criminosos cobram US$ 7 mil por imigrante. No entanto, a viagem, que geralmente é feita na caçamba de uma caminhonete ou dentro de um caminhão, em condições precárias, pode custar a vida a alguns deles, que ficam suscetíveis a acidentes na estrada.
Em junho do ano passado, 56 migrantes morreram asfixiados dentro do trailer de um caminhão abandonado perto de San Antonio, no Texas. De acordo com o projeto Missing Migrants da Organização Internacional para as Migrações (OIM), desde 2014 pelo menos 7.661 migrantes morreram ou desapareceram a caminho dos Estados Unidos.
De acordo com o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês), no mês de fevereiro pelo menos 154.998 migrantes foram interceptados ao tentarem cruzar a fronteira entre México e Estados Unidos sem documentos. Desde o início do Ano Fiscal de 2023, em outubro de 2022, mais de 1 milhão de migrantes já foram detidos na região.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual