Pesquisar

Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023

Scalabrinianas de diversas partes do mundo marcarão presença na JMJ, que acontece de 1 a 6 de agosto

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todas as partes do mundo e com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

A JMJ é um novo impulso à fé, à esperança e à caridade. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

A JMJ deste ano, tem como tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). O Papa Francisco escolheu este texto para dirigir-se particularmente aos jovens, desafiando-os a serem missionários corajosos, e motivando-os a ir e sair de si mesmos, pois o mundo não há fronteiras, não há limites. O hino da JMJ, também convida aos jovens de todo o mundo a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus.

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que percorreram, em peregrinação, a várias partes do mundo, a fim de acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.

Bem como o tema, o hino e os símbolos, o voluntariado da JMJ também marca esta grande peregrinação, como uma experiência para todas as gerações. Neste ano, a JMJ conta com mais de 25 mil voluntários que se dedicam à missão de acolher e orientar a todos os peregrinos.

Um voluntário é alguém consciente de ter uma missão. Existe algo por quem vale a pena oferecer-se. É essa oferta, livre e generosa, que dá ao voluntário a alegria e a consolação de saber que faz a sua parte neste mundo do qual todos somos responsáveis. Na JMJ Lisboa 2023 o voluntário vive concretamente o tema desta Jornada: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Querer servir o outro renunciando a algumas coisas pessoais, pela alegria que se encontra no serviço.

As Scalabrinianas marcam presença na JMJ Lisboa 2023, através de várias irmãs que trabalham com as juventudes, em diferentes partes do mundo. São elas:
• PMMM: Ir. Leonilda Maria de Jesus Oliveira, Ir. Luciana Pitol e Ir. Vitorinha B. Albuquerque
• PNSF: Ir. Cecília Razo,
• PSJ: Ir. Eléia Scariot, Ir. Gjeline Preci, Ir. Erica Ortiz, Ir. Stella Joseph, Ir. Patrizia Bongo, Ir. Therese Mushiya e a noviça Monica Tozzi.

Acompanhemos com fé e alegria este grande momento da Igreja, através dos meios sociais aos quais a JMJ Lisboa 2023 está sendo apresentada, especialmente no site oficial do evento: https://www.lisboa2023.org/pt

Da Equipe de Comunicação, com informações da Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados