Pesquisar

Encontro Anual das Lideranças Diocesanas da SACBC sobre Migração, Refugio e Tráfico Humano

Entre os dias 25 e 28 de agosto de 2025, realizou-se no Padre Pio Retreat and Conference Centre, em Pretória, África do Sul, o Encontro Anual de Lideranças Diocesanas sobre Migração, Refugiados e Tráfico Humano, promovido pelo Departamento de Migrantes, Refugiados e Tráfico Humano da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral (SACBC) e coordenado por Ir. Neide Lamperti. O evento contou com a presença de 46 participantes provenientes de 20 dioceses da África do Sul, Eswatini e Botswana, refletindo a força e a diversidade da Igreja em missão no cuidado com migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Inspirado pelo Ano Jubilar da Esperança 2025, convocado pelo Papa Francisco, o encontro trouxe como tema central “Migrantes, Missionários da Esperança”. O objetivo foi renovar a fé e o compromisso pastoral, destacando a missão da Igreja como casa de acolhida, solidariedade e profecia diante dos desafios da mobilidade humana e do tráfico de pessoas.

A programação incluiu palestras, momentos de espiritualidade, trabalhos em grupo e partilha de experiências das dioceses. Entre os destaques, esteve a apresentação e avaliação do Primeiro Plano Pastoral Estratégico sobre Migração e Tráfico Humano, conduzida por Dom Joseph Marie Kizito, bispo acompanhante desta pastoral na SACBC. O encontro também contou com a contribuição de especialistas em direito migratório, representantes de organizações internacionais e da sociedade civil, que ofereceram uma leitura crítica e caminhos de ação concretas nas áreas da migração, refugio, apatridia e tráfico humano.

No espírito de comunhão e esperança, os participantes reafirmaram seu compromisso de fortalecer o acolhimento, a proteção e a integração dos migrantes, assim como intensificar ações de prevenção ao tráfico humano. O encontro foi marcado não apenas pelo estudo e planejamento, mas também por momentos de fraternidade, oração e celebração, que renovaram a missão de todos como Igreja em saída, missionária da esperança junto aos migrantes e mais vulneráveis.

Por Ir. Neide Lamperti, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
agosto 2025
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados