Pesquisar

Juventude Scalabriniana: experiência de vida e fé cristã

O grupo de jovens da JUVESC (Juventude Scalabriniana) provenientes dos diversos colégios da Rede ESI (Educação Scalabriniana Integrada) dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul se reuniram em Curitiba, de 12 a 14 de setembro, para aprofundar sua fé, viver momentos de integração e muito aprendizado sobre a sua vida cristã e missão scalabriniana.

Estes foram dias propícios para que os jovens pudessem elevar seus corações a Deus, e possam responder ao chamado que o Senhor faz a cada um, para caminhar como verdadeiros peregrinos de esperança, fortalecendo a fé e renovando o compromisso de seguir Jesus Cristo, através do compromisso com os irmãos e irmãs.

Na tarde do primeiro dia de encontro, houveram momento intensos para que cada um pudesse olhar com gratidão suas experiências de vivência pessoal, familiar e na comunidade local, principalmente, através de seu testemunho no ambiente de seu colégio.

O momento final do dia foi vivido intensamente com a participação na celebração Eucarística. Foi uma experiência rica onde eles perceberam que a Eucaristia é o alimento que sustenta sua caminhada de vida cristã e ajuda a assumir a vida com criatividade no serviço do anúncio do Evangelho. Também através das reflexões e dinâmicas do encontro puderam perceber que a busca da santidade não é algo que está distante de nós, mas que ela é possível para quem confia em Deus e se deixa conduzir pelo amor. A santidade é possível para cada um de nós, desde que nos coloquemos nos caminhos de Jesus.

Na dinâmica dos discípulos de Emaús, perceberam que Jesus continua caminhando com cada um deles, em suas vivências cotidianas e de compromisso com as pessoas que caminham ao seu lado. Também puderam compreender que não podem ser indiferentes diante das dores do mundo, mas que todos são chamados a abrir os braços e o coração para acolher os migrantes e refugiados, reconhecendo neles o rosto de Cristo, a exemplo de Scalabrini que viu na mobilidade humana um sinal dos tempos, tendo um olhar cheio de compaixão, que transformou esse desafio em missão de amor e solidariedade.

Os jovens puderam perceber que seguir os passos de Jesus hoje, significa lutar contra a indiferença, construir pontes de esperança e tornar-se presença amiga junto àqueles que mais sofrem, para que ninguém se sinta forasteiro em nossas comunidades e também nos espaços familiares de sua convivência.

Gratidão a todas famílias, às Irmãs, aos gestores da Rede ESI e dos colégios que oportunizaram aos jovens este momento de encontro. Que esta experiência de troca e aprendizagem reforce em cada um a alegria de viver a experiência de discípulos missionários, sendo testemunhas de um Cristo vivo que acolhe e caminha junto com todos que se deixam tocar pela sua experiência.

Por Ir. Sandra Pinheiro, coordenadora da Rede ESI, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
setembro 2025
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados