Os governos do Brasil e do Reino Unido anunciaram na terça-feira, 11, a assinatura do “Memorando de Entendimento entre Brasil e Reino Unido para Fortalecer o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes”.
De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, “o instrumento dará impulso à cooperação entre as autoridades de ambos os países no enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao contrabando de migrantes”. A parceria prevê a troca de informações de inteligência e o planejamento de operações coordenadas, bem como medidas de prevenção e de assistência às vítimas desses crimes.
O MRE destaca que o tráfico de pessoas é uma das principais modalidades de crime organizado transnacional, gerando ganhos de cerca de 150 bilhões de dólares a redes criminosas. “O aprimoramento da cooperação internacional é uma das ações prioritárias do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, voltado a promover o trabalho coordenado e baseado em inteligência para a desarticulação de grupos criminosos”, afirma o texto.
Em 17 de abril de 2024, o governo brasileiro acordo semelhante para combater o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes com autoridades da Colômbia. Em 9 de julho de 2024 firmou acordo semelhante com autoridades da Bolívia.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação













