A Comissão Congregacional e as Comissões Operativas de Animação Vocacional se reuniram no dia 18 de novembro, para concluir um percurso importante e projetar novos caminhos para o próximo sexênio. O encontro, coordenado pela Ir. Ana Paula F. da Rocha, contou com a presença das Irmãs Maria Zoleide Scariot, Carmem Lucia Pereira Oliveira, Luciana Pitol, Giuliana Bosini, Jenie Patricia Acosta Pereira, Kleise Rostirolla e Rosânia Gomes da Silva.
A reunião teve início com as ressonâncias das experiências vividas pelas participantes da Comissão Congregacional no XV Capítulo Geral, especialmente às reflexões e contribuições elaboradas pela Comissão ao longo do sexênio. As capitulares, reconheceram que a animação vocacional ganhou grande visibilidade devido ao amadurecimento dos processos e à consistência dos documentos da ‘Aliança Vocacional Scalabriniana’, que se tornaram referência para toda a Congregação. Durante a partilha, Ir. Ana Paula aprofundou o tema das vocações à luz dos processos realizados na construção dos documentos e da coleta de dados para a análise das tendências, destacando elementos que integrarão o documento final do Capítulo.
Para o próximo sexênio, a animação vocacional se torna dimensão vital para a Congregação, e seu fortalecimento depende diretamente do compromisso de todas as Irmãs. Isso inclui o cuidado da formação permanente, a valorização das missões scalabrinianas como despertar vocacional e a proximidade com as juventudes. Ir. Luciana apresentou a decisão capitular de criar o ‘Serviço de Animação Vocacional Congregacional’, que oferecerá uma estrutura mais estável e contínua para os processos vocacionais. Também foi ressaltada a importância do Plano e Itinerário Vocacional nas províncias e delegação na Ásia, como instrumentos fundamentais para a aplicação da ‘Aliança Vocacional’ e o acompanhamento das juventudes.
Entre as ressonâncias destacou-se a alegria das Irmãs ao reconhecerem na tríade de documentos que compõem a ‘Aliança Vocacional Scalabriniana’ um processo consolidado, com identidade própria e coerência interna. A ‘Aliança’ foi descrita como uma herança preciosa que precisa ser conhecida, cuidada, assumida e aplicada com responsabilidade na Congregação.
Na continuidade da reunião, comunicou-se o envio do kit da ‘Aliança Vocacional’ e da carta de apresentação às comunidades. Cada Província partilhou como está organizando o processo de estudo e apresentação da ‘Aliança’, e reforçou-se a importância de registrar os encontros e produzir notícias para o arquivo congregacional da animação vocacional. As apresentações da ‘Aliança’ também estão sendo preparadas nos quatro idiomas oficiais, a fim de apoiar os encontros regionais e provinciais.
Ao final, as Irmãs expressaram gratidão à Ir. Ana Paula pela dedicação, colaboração e firmeza com que conduziu a Comissão ao longo de todo o percurso. Sua presença, escuta e compromisso foram reconhecidos como fundamentais para consolidar o caminho realizado.
O encontro foi concluído com o compromisso renovado de seguir fortalecendo a animação vocacional e de abraçar com esperança os novos processos que iniciarão, em sintonia com as orientações do XV Capítulo Geral e com o carisma Scalabriniano.
Ir. Luciana Pitol, pela Comissão Congregacional de Animação Vocacional












