Pesquisar

Missões Jubilares

2026

Em 2026, as Scalabrinianas celebram com alegria os jubileus de 50 anos da presença Scalabriniana na Diocese de Bagé/RS e os 25 anos da fundação do Bienvenu Shelter, em Joanesburgo, África do Sul.

Celebre conosco estes momentos de ação de graças pela missão realizada!

Conheça as Missões Jubilares de 2026

50 anos

Missão Scalabriniana

na Diocese de Bagé/RS

16/02/1976 a 16/02/2026

No início de março de 1974, o bispo da Diocese de Bagé, Dom Ângelo Mugnol, solicitou à Madre Provincial, Ir. Thereza Benedetto, o envio de uma Irmã para auxiliar na pastoral local. Como resposta, uma Irmã foi enviada para assumir essa missão. Sentindo a necessidade de maior presença para atender aos diversos ministérios da diocese, uma nova Irmã chegou ainda em 1974.

No ano seguinte, 1975, a comunidade foi visitada pela Madre Geral, que ajudou na organização da nova comunidade religiosa. Em 16 de fevereiro de 1976, a comunidade foi oficialmente instalada com o nome de Comunidade Betânia. Este momento representou uma grande alegria para o bispo Dom Ângelo Mugnol, que há anos vinha solicitando a presença das Irmãs na diocese, bem como para toda a comunidade.

Celebre conosco este momento de ação de graças!

25 anos

Bienvenu Shelter

Joanesburgo, África do Sul

Era o início do novo milênio e, na cidade de Joanesburgo, assim como em todo o mundo, a Igreja celebrava o Jubileu. No serviço pastoral realizado no Departamento de Pastoral para Migrantes e Refugiados da Arquidiocese de Joanesburgo, juntamente com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas, constatou-se a necessidade de tantas mulheres refugiadas e seus filhos, que fugiam de conflitos e perseguições em busca de uma vida melhor. Ao chegarem a Joanesburgo, não tinham para onde ir nem acesso a um espaço seguro e protegido para as mulheres refugiadas – especialmente quando estavam acompanhadas de crianças em grave situação de vulnerabilidade.

Em 23 de março de 2001, graças a uma série de fatores positivos e à solidariedade, ideias, recursos, serviços e amor compartilhados, surgiu em um bairro periférico da cidade de Joanesburgo um lar para mulheres e crianças refugiadas chamado Abrigo Bienvenu para Mulheres Refugiadas e seus Filhos.

O nome do abrigo é uma homenagem ao fundador da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, Pierre-Bienvenu Noailles, que doou o edifício, localizado nos arredores de Joanesburgo, onde a obra teve início.

Este início só foi possível graças ao trabalho conjunto, em parceria com doadores, amigos e organizações parceiras, de serviços locais e internacionais, que dedicaram seu tempo, empenho e apoio material a esta importante missão de “Ajudar mulheres e seus filhos a melhorarem suas vidas”.