O novo Alto Comissário do ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, Barham Salih, se encontrou pela primeira vez com o Papa Leão XIV na segunda-feira, 26, no Vaticano. Durante o encontro foi discutida a importância da parceria entre o ACNUR e a Igreja Católica. Salih assumiu o cargo de Alto Comissário do ACNUR em 1º de janeiro.
Em comunicado do ACNUR, Barham Salih elogiou o empenho do Papa Leão XIV pela paz, em um contexto em que mais de 117 milhões de pessoas estão deslocadas à força por conflitos e violência em todo o mundo. O texto destaca, ainda, que ele demonstrou profunda preocupação com os conflitos e as violações generalizadas dos direitos humanos que continuam a causar deslocamentos ao redor do mundo.
“Estamos em total harmonia com Sua Santidade e com a Santa Sé quanto à necessidade de enfrentar os complexos desafios humanitários globais e proteger as pessoas que fogem de guerras e perseguições”, afirmou Salih, que ressaltou, ainda, que a cooperação com a Santa Sé é fundamental, reconhecendo seu papel na promoção da solidariedade e de soluções duradouras para os refugiados.
Em entrevista ao Vatican News, Salih expressou gratidão pelo apoio do Papa aos refugiados em todo o mundo, bem como o apoio ao trabalho realizado pelo ACNUR. Ele enfatizou, ainda, a importância da parceria da Agência com a Igreja e organizações religiosas no apoio aos refugiados.
Ao Vatican News, ele destacou o papel das organizações religiosas e de entidades ligadas à Igreja no apoio aos refugiados. “Minha esperança é que possamos ampliar ainda mais essa cooperação com outras organizações religiosas e desenvolver uma filantropia inter-religiosa capaz de se unir em torno dos valores centrais da fé, especialmente no que diz respeito à humanidade e ao auxílio aos nossos semelhantes em situação de necessidade”, afirmou ao Vatican News.
Barham Salih se reuniu, também, com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais da Secretaria de Estado da Santa Sé. Durante o encontro, eles reafirmaram o compromisso de longa data com a cooperação entre o ACNUR e a Santa Sé.
Barham Salih foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque em dezembro de 2025 e assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2026, sucedendo a Filippo Grandi, que ocupou o cargo durante 10 anos. Salih serviu como Presidente do Iraque (2018–2022), com uma carreira que abrange mais de três décadas de serviço governamental no Iraque e na Região do Curdistão e ampla experiência em liderança diplomática.
Do Serviço de Comunicação, com informações de ACNUR e Vatican News















