Foto: Canva
Europa já tem mais de 6,3 milhões refugiados ucranianos
Autoridades finlandesas anunciaram nessa segunda-feira, 8, que o país recebeu um número recorde de solicitações de asilo após o início da guerra na Ucrânia, superando até mesmo os números da crise migratória de 2015. Segundo o Serviço de Imigração do país, um terço dos que fogem da Ucrânia são crianças.
De acordo com uma nota emitida pelo Serviço de Imigração finlandês, até 4 de agosto, “as pessoas que fugiram da Ucrânia pelo ataque militar da Rússia apresentaram 35.074 solicitações de proteção temporária”. Segundo a nota, mais de 37.000 pessoas estão registradas no sistema de acolhida, superando os 32.000 registros, alcançados em 2015.
Segundo o órgão, foram processadas 33.480 solicitações até agora, o equivalente a 95% do total. Destes, 33.231 pessoas receberam proteção e menos de 1% das solicitações receberam uma resposta negativa. Segundo o Serviço de Imigração, “os solicitantes que receberam uma resposta negativa são cidadãos de países diferentes da Ucrânia”.
De acordo com dados do ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, mais de 6,3 milhões de refugiados ucranianos foram registrados na Europa desde o início da guerra, em 24 de fevereiro.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual