O Papa Francisco irá se reunir no próximo sábado, dia 27, com Cardeais para a realização de um Consistório ordinário, no qual, além da admissão de novos cardeais, será anunciada a data da canonização do beato João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas. O Consistório será celebrado às 11h (horário de Brasília) de sábado, na Basílica de São Pedro, e será transmitido pelo canal do YouTube do Vaticano.
O Consistório é uma reunião convocada e presidida pelo papa, e, segundo o Direito Canônico (Cân. 353), serve para os cardeais auxiliarem o papa, podendo ser ordinário ou extraordinário. Para o ordinário, são convocado todos os Cardeais – ao menos os que se encontrem em Roma – a fim de serem consultados sobre certos assuntos importantes, em regra ocasionais, ou para a realização de alguns atos soleníssimos.
Já para o extraordinário, que se celebra quando as necessidades peculiares da Igreja ou assuntos mais importantes aconselharem o papa, são convocados todos os Cardeais. Apenas os Consistórios ordinários podem ser públicos e é este o caso deste que será celebrado na Basílica de São Pedro.
O anúncio da canonização do beato João Batista Scalabrini foi feito em 21 de maio, com a dispensa da prática do reconhecimento do segundo milagre. Scalabrini foi beatificado em 9 de novembro 1997 pelo Papa João Paulo II.
Da Equipe de Comunicação Virtual