Confira a edição 78 da AESC News, com notícias dos acontecimentos do mês de janeiro de 2026 nas áreas de Saúde, Educação e Inovação, além de temas ligados à Gestão Institucional e iniciativas e acontecimentos da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.
Por dentro das áreas
Legame e Psicologia Ocupacional

Oferecer um espaço seguro de acolhimento e escuta, para que cada um possa expressar suas experiências, sentimentos e desafios, na vida pessoal ou profissional.


A AESC oferece dois serviços de atendimento focados na saúde mental dos seus colaboradores: o Legame e a área de Psicologia Ocupacional.
O Legame é o serviço de teleatendimento em saúde mental, realizado por uma equipe de psicólogos e psiquiatras da AESC. De acordo com Eduardo Althaus, Coordenador do serviço, o Legame é focado no acompanhamento clínico, abordando questões complexas que transbordam as dinâmicas do trabalho.
A área de Psicologia Ocupacional é centrada no atendimento a questões relacionadas ao trabalho. Daniela da Silva Melo, responsável pela área, afirma que situações de conflitos entre equipes, sobrecarga, relação com a gestão e afastamento são questões abordadas nos atendimentos realizados.
Quem devo procurar?
Caso você precise de auxílio, o importante é procurar acolhimento. Em ambos os serviços, o colaborador será acolhido e, se necessário, encaminhado ao serviço que melhor tratar das questões abordadas.
Saúde
Campanha Verão com o Hospital Santa Luzia


O verão chegou e, com ele, a necessidade de redobrar os cuidados com a saúde. As altas temperaturas características desta estação exigem atenção especial para que possamos aproveitar o período com bem-estar e qualidade de vida.
Ao longo de janeiro abordamos o tema verão por várias perspectivas. Médicos do Hospital Santa Luzia deram dicas práticas e informações essenciais para aproveitar da melhor maneira a estação mais quente do ano no litoral gaúcho.
Confira e curta os vídeos:
Novo mamógrafo coloca o Hospital Mãe de Deus na vanguarda do diagnóstico do câncer de mama


O Hospital Mãe de Deus adquiriu recentemente um dos mamógrafos digitais mais avançados da atualidade para o rastreamento do câncer de mama.
O MAMMOMAT B.brilliant, da Siemens Healthineers, reúne tecnologias de última geração e passa a integrar o portfólio do Centro de Diagnóstico do HMD.
Institucional
Hospital Santa Ana recebe recursos do SUS Gaúcho


No dia 29 de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde do RS, recebeu o Hospital Santa Ana e autoridades estaduais e municipais da área da saúde para a assinatura da Portaria SES 49/2026 que prevê o repasse de R$ 7,3 milhões por ano, por meio do programa Assistir, iniciativa estadual também contemplada pelos investimentos do SUS Gaúcho. Os recursos serão destinados ao financiamento de 100 leitos de Cuidados Prolongados disponíveis no hospital.
“Este é um importante investimento para a continuidade dos serviços oferecidos à sociedade.”, reforça Irmã Marileda Baggio, Diretora Presidente da AESC
Estiveram presentes Arita Bergmann, secretária estadual da Saúde; Fernando Ritter, secretário municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS); Délcio Stefan, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems); André Lagemann, Superintendente na Federação dos Hospitais Filantrópicos RS, Irmã Marileda Baggio, Diretora Presidente da AESC, João Baptista Feijó, Diretor Executivo da AESC, Arlete Fante, Diretora Executiva do Hospital Santa Ana e Fabiana Mello, da Captação de Recursos AESC.
Emendas Parlamentares


Ao longo de janeiro, algumas das nossas instituições de saúde receberam emendas parlamentares, permitindo qualificar e reforçar a assistência em saúde no atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Santa Ana recebeu, no dia 9 de janeiro, uma emenda parlamentar destinada pelo Deputado Federal Osmar Terra. O investimento viabilizou a aquisição de 273 Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) para o Centro Especializado em Reabilitação (CER II).


Em 14 de janeiro, a vereadora de Porto Alegre Vera Armando, o deputado federal Pedro Westphalen e o deputado estadual Capitão Martim estiveram no HSANA para a entrega de uma emenda que viabilizará a aquisição de 7 ventiladores pulmonares, 6 monitores multiparâmetros e 6 camas hospitalares.
O Hospital Santa Luzia (HSL) recebeu, no dia 25 de janeiro, a Deputada Federal Denise Pessoa para a entregada emenda parlamentar. Os recursos foram destinados ao custeio da operação dos atendimentos, garantindo a manutenção dos serviços prestados à população.
O Hospital Santa Luzia recebeu, no dia 29 de janeiro, os Deputados Estaduais Marcel Van Hattem e Felipe Camozzato. A agenda formalizou a entrega das emendas parlamentares selecionadas. Os recursos serão aplicados na aquisição de equipamentos para a Emergência e para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).


EDUCAmais em movimento: aprendizagem que acontece de verdade


EDUCAmais nas áreas
Em janeiro, a plataforma de educação corporativa chegou ao Hospital Santa Ana! Foi uma experiência de aprendizagem dinâmica, leve e divertida, com as equipes vivenciando, na prática, tudo o que o EDUCAmais oferece. A plataforma também está disponível como aplicativo na Apple Store e na Play Store, com todas as funcionalidades necessárias para apoiar o desenvolvimento dos nossos colaboradores.


LIDERAR por toda a vida
Em janeiro, mais uma turma iniciou o Programa de Formação de Primeira Liderança de Enfermagem. A nova turma é composta por colaboradores da Unidade Carlos Gomes. .
Por meio do LIDERAR, o EDUCAmais também está desenvolvendo diferentes jornadas de aprendizagem para outras áreas, oferecendo apoio a todos os colaboradores que estão no início de sua trajetória como líderes.
A Educação Corporativa da AESC segue investindo em programas estruturados que fortalecem pessoas, lideranças e resultados, reafirmando seu papel estratégico no desenvolvimento institucional.
Responsabilidade Social
CAIS: AESC ajuda a ampliar acesso a direitos de pessoas em situação de rua


A AESC foi a única instituição do Rio Grande do Sul selecionada no 1º edital nacional do Ministério da Justiça, vinculado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) para participar do projeto CAIS – Centro de Acesso a Direitos e Inclusão Social na Política sobre Drogas com foco no atendimento a pessoas em situação de rua que têm demandas relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.
CAIS – Centro de Acesso a Direitos e Inclusão Social na Política sobre Drogas para pessoas em situação de rua
Para a execução do projeto, o edital selecionou nove profissionais vinculados aos CAPS AD, que irão compor uma equipe itinerante que realizará atendimento integral e individualizado por meio de intervenções breves, escuta qualificada, apoio à inserção profissional e educacional e encaminhamentos e acompanhamento para rede de atenção psicossocial. O público-alvo a ser atingido diretamente são 50 pessoas mensais, em média, com idades entre 18 e 60 anos, sendo homens e mulheres cis/trans.
Segurança Cibernética
Cuidados com a Engenharia Social


A engenharia social é frequentemente chamada de “hacking humano” porque, em vez de explorar falhas em códigos de computador, ela explora as falhas no julgamento humano. Os criminosos utilizam gatilhos mentais e emocionais para desativar o nosso pensamento crítico e nos forçar a agir por impulso.
Aqui estão os principais gatilhos emocionais utilizados:
- Urgência e escassez
Este é o gatilho mais comum. O objetivo é fazer você sentir que não tem tempo para a veracidade da informação.
- Medo e intimidação
O medo é uma das emoções mais poderosas para paralisar o raciocínio lógico.
- Autoridade
Fomos condicionados a obedecer ou confiar em figuras de autoridade sem questionar.
- Curiosidade e ganância
Exploram o desejo natural humano de saber algo “secreto” ou ganhar algo sem esforço.
- Empatia e prestatividade
Muitos ataques aproveitam o lado bom das pessoas, como o desejo de ajudar quem está em dificuldades.
- Reciprocidade e prova social
O atacante faz um pequeno “favor” (ou oferece algo grátis) para que você se sinta em dívida e aceite um pedido maior depois.
Como se proteger (O “Filtro de 5 Segundos”)
Sempre que receber uma comunicação que ative uma dessas emoções intensas, pare por 5 segundos e pergunte-se:
- Eu estava esperando esse contato?
- Estão me pressionando a agir rápido demais?
- A identidade da pessoa foi verificada por outro canal?
Com essas dicas você poderá identificar com mais clareza uma tentativa de ataque por Engenharia Social
Educação
Colônia de Férias de Verão do ESI Lourdes


De 19 de janeiro e 13 de fevereiro, das 13h às 17h30, os estudantes do ESI Lourdes podem participar da Colônia de Férias de Verão, que reúne atividades como: brincadeiras ao ar livre, plantação de mudinhas na Horta Pedagógica, construção e customização de objetos, quiz com torta na cara, culinária, atividades com água e outras atividades.
O principal objetivo deste período é promover a recreação e socialização, auxiliando também na adaptação dos novos alunos que estão ingressando no Colégio este ano. Cada atividade é desenvolvida para garantir a diversão dos pequenos durante as férias, construindo memórias e amizades que serão levadas para a vida inteira de cada participante.
Novidades para o ano letivo no ESI São Carlos


O ano novo trouxe várias novidades para os alunos do ESI São Carlos.
Confira algumas:
- Internacionalização
O Programa Genium High School, que oferece dupla certificação internacional uma formação alinhada aos mais altos padrões da educação norte-americana. O diploma Genium, com selo de acreditação Cognia, tem validade em todo o território dos EUA e é credenciado pela Advantages International School. O programa também oferece assessoria completa para admissão em universidades dos Estados Unidos da América (EUA).
- SAS Educação
Este ano, a jornada de aprendizados dos alunos estará mais completa. A plataforma SAS Educação será parceira do ESI São Carlos, oferecendo um amplo ecossistema educacional. A parceria amplia as possibilidades de ensino, conectando nossos alunos a conteúdos de alta qualidade, práticas que estimulam o pensamento crítico e ferramentas que apoiam o desenvolvimento em cada etapa da aprendizagem.
- Zoom Education for Live
Outra parceria para 2026 é a Zoom Education for Live: empresa que desenvolve experiências de aprendizagem mais dinâmicas. São atividades práticas e projetos, focados no desenvolvimento de competências contemporâneas, como pensamento computacional, cultura digital e resolução de problemas.
- Laboratório de Inteligência e Vida (LIV)
O LIV possui atividades que envolvem recursos pedagógicos variados, como jogos, músicas, histórias e materiais que acompanham as diferentes faixas etárias, para fortalecer o desenvolvimento integral dos estudantes. Os estudantes terão um espaço para construir relações saudáveis e desenvolver habilidades de vida, como colaboração, criatividade e responsabilidade.
Por AESC, com o Serviço de Comunicação













