Pesquisar

Ano novo, expectativas renovadas! Vai dar tudo certo?

A vida humana é feita de ciclos que se iniciam e terminam. Quando um ciclo se encerra é sempre oportunidade para avaliação. Assim, nos sentimos quando termina um ano e se inicia um novo ano: um ciclo se encerra e oferece oportunidade de avaliação e projeção! A vida não necessita de um momento ou uma data específica para avaliar e projetar, mas a mudança de ano é um momento propício também para isso.  Talvez, a vida seria insuportável de ser vivida se não fosse a dinâmica de inícios e términos de ciclos! 

Quando projetamos um novo ano, temos a expectativa de que tudo dará certo! Ou que será melhor que o ano que findou. Porém, essa nossa expectativa não pode ser ingênua. Não basta o pensamento positivo ou a fé para tudo dar certo. Não, nem tudo vai dar certo, pois, é assim a dinâmica da vida independente do seu pensamento ou da profundidade da sua fé. Mas, e se não der tudo certo, como fica a minha fé? A fé cristã não é uma espécie de amuleto, que impedirá que as vicissitudes da vida te atinjam, pelo contrário, ela dá sentido e esperança diante das nossas alegrias e tristezas que hão de vir no próximo e em todos os anos de nossas vidas. 

A fé cristã não é um convite ao pessimismo e nem ao otimismo exagerados, ambos são estéreis, mas um convite a enxergar a realidade como ela é aos olhos de Deus. Esse olhar de Deus é marcado pela esperança e pelo amor. Olhar a realidade com os olhos de Deus (da fé para ser mais preciso), é assumir a vida em sua plenitude com suas alegrias e dramas, potências e fragilidades com esperança e amor! A fé não te impedirá de encontrar as dificuldades e nem fará com que “tudo dê certo”, mas dará sentido a tudo que ocorrer! Então, vamos lá! Adiante! Vencendo ingenuidades, pessimismos ou otimismos exagerados! Santo Inácio de Loyola tem um pensamento (ou atribuído a ele) que pode nos ajudar: “Aja como se tudo dependesse de você, sabendo que na realidade tudo depende de Deus”.  

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]