Foi divulgada nesta terça-feira, 07, pela Sala de Imprensa da Santa Sé a primeira Viagem Apostólica do Papa Leão XIV, com destino à Turquia e ao Líbano, de 27 de novembro a 2 de dezembro.
Na Turquia, o Papa Leão XIV celebrará o aniversário de 1.700 anos do Primeiro Concílio de Niceia, em İznik, junto com bispos e patriarcas. O comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé destaca que a visita acontece em resposta ao convite do Chefe de Estado e das autoridades eclesiásticas da Turquia, onde ficará de 27 a 30 de novembro.
Aceitando ao convite do Chefe de Estado e das autoridades eclesiásticas do Líbano, o Papa viajará ao país entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. O comunicado destaca que o programa das duas etapas da viagem será divulgado posteriormente.
Concílio de Niceia
O Concílio de Niceia foi o primeiro concílio ecumênico da Igreja Cristã, realizado em 325 d.C., na cidade de Niceia – atual İznik, na Turquia – por convocação do imperador Constantino.
Seu principal objetivo foi resolver controvérsias teológicas, especialmente a heresia ariana, que negava a divindade plena de Jesus Cristo. O concílio afirmou que Cristo é “Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai”, formulação que deu origem ao Credo Niceno, base da fé cristã até hoje.
Além disso, o concílio tratou de outras questões disciplinares e definiu a data da Páscoa. Ele marcou um momento decisivo de unidade doutrinal e institucional na história da Igreja.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação