Pesquisar

Barreira flutuante instalada pelo Texas no Rio Grande faz primeira vítima

México condena a barreira, que considera uma violação à soberania e um risco aos direitos humanos

De acordo com uma nota publicada pelo governo do México na quarta-feira, 2, um migrante foi encontrado morto preso às boias instaladas no Rio Grande pelo governo do Texas para conter a migração irregular.

“Autoridades do Departamento de Segurança do Texas (DPS) notificaram o Consulado Mexicano em Eagle Pass que por volta das 14h35 encontraram o corpo de uma pessoa sem vida preso na parte sul das bóias que foram colocadas no Rio Grande”, informou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

Em julho, quando a barreira flutuante foi instalada, a medida gerou atrito entre os governos do México e do Texas. A medida é condenada pelo governo dos EUA, que inclusive processou o governador texano, Greg Abbott, pela instalação da barreira.

Na nota, o governo mexicano reiterou a oposição à instalação das boias, que considera uma violação à soberania do país. “Expressamos nossa preocupação com o impacto sobre os direitos humanos e a segurança pessoal dos migrantes que essas políticas estaduais terão, que vão contra a estreita colaboração entre nosso país e o governo federal dos Estados Unidos”, afirma o texto.

De acordo com dados do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, em inglês), mais de 1,7 milhão de migrantes tentaram entrar nos EUA pela fronteira com o México no ano fiscal de 2023. Em junho, 144.571 tentativas de entrada foram registradas, o menor número desde fevereiro de 2021, com uma queda de 30% em relação a maio.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
outubro 2024
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados