Pesquisar

Centro de Atendimento ao Migrante (CAM)

CAXIAS DO SUL – RIO GRANDE DO SUL – BRASIL

Acolher, proteger, promover e integrar pessoas em situação de mobilidade

Na entrada do CAM, encontram-se representantes do setor de RH da AESC, ao lado da  Irmã Celsa Zucco, Diretora do Centro de Atendimento ao Migrante.

O CAM atua desde 1984 na cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

O CAM em números

Atualmente o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) conta com 10 funcionários e 5 voluntários

Pessoas
acolhidas
1
Capacitações
profissionais
1
direitos
garantidos
1
atendimentos
em 2021
1

Conheça o CAM

O Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) é uma instituição da Congregação das Irmãs Scalabrinianas, com 40 anos de atuação na acolhida de pessoas que atravessaram mares, oceanos e cruzaram fronteiras em busca de esperança. Ao longo dos anos, tornou-se uma referência para todas as pessoas forçadas a se deslocar, bem como aquelas que o fizeram por escolha. Além disso, é um ponto focal no fortalecimento de redes, na incidência política, na implementação de direitos e, acima de tudo, um lugar de construção de recomeços.

O que realiza

Ao longo da sua existência, o CAM se adaptou a todas as mudanças do mundo, refletidas pelos movimentos migratórios. Nesse sentido, para cumprir sua missão, assegurar direitos e, acima de tudo, continuar o legado dos fundadores, mantém inúmeros programas com as seguintes ações: Acolhida, que acolhe a esperança; Advocacy, na ação de incidência política; Conecta, fortalecendo os meios de vida e empregabilidade. Além disso, para difundir e formar a sociedade, existe o Formigra. Adicionalmente, para fortalecer a integração, atua o Integrare; na difusão de boas práticas, o Itinerância é acionado; já o Legame visa oferecer cuidado em saúde mental. E, preocupado com a integralidade do sujeito, foi criado o Vitare. Assim, como na sociedade a maior certeza é a mudança, pensamos em programas internos e a atuação externa, assegurando que a pluralidade seja nosso foco e os direitos efetivados.

Por que realiza

Cabe ao CAM acolher, proteger, promover e integrar os imigrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas, independente da fé, cultura e tradição, ofertando serviços de qualidade, competência, respeito, dignidade, imparcialidade e não discriminação, alinhados às políticas públicas, em parceria com entidades civis e religiosas, consolidando a missão da Congregação MSCS e a prática da responsabilidade social.

Entre em contato

Telefone: +55 (54) 3027-3360

WhatsApp: +55 54 99107-8434

E-mail: [email protected] 

Facebook: Centro de Atendimento ao Migrante Caxias do Sul – CAM

Localização

Rua Professor Marcos Martini, 1600
CEP 95032-500 – Marechal Floriano, Caxias do Sul – RS