Missão
ACOLHER, PROTEGER, PROMOVER E INTEGRAR OS MIGRANTES INDEPENDENTEMENTE DA FÉ, CULTURA E TRADIÇÃO, OFERTANDO SERVIÇOS COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA, RESPEITO, DIGNIDADE, INCLUSÃO E IMPARCIALIDADE.
Dentro da nossa missão, a instituição tem como princípio acolher, promover e defender os direitos humanos; ser um espaço para encontros da comunidade local. Dessa forma, estamos voltando a atender o público de migrantes, que vem aumentando cada vez mais na cidade e no Estado.
O CESPAM desenvolve a sua missão através da pastoral dos migrantes, nas suas diferentes formas. Aqui a maioria são migrantes internos, mas, temos colaborado também com os migrantes internacionais, a maioria são de venezuelanos e haitianos, sabemos que na cidade tem gente de muitas nacionalidades. Com esse trabalho, desejamos contribuir na obra de Deus, como nos dizia Scalabrini, “Ser Migrante com os Migrantes”, e também, “No migrante eu vejo o Senhor”. Sim, os migrantes, nos revelam uma face de Deus.
O campo de atuação do CESPAM, se dá no serviço às famílias, através de visitas domiciliares, e acompanhamento aos doentes, sempre com os mais carentes e vulneráveis da comunidade, nos cursos para mulheres, e nos projetos com crianças e adolescentes, na escuta e na acolhida aos migrantes, tudo isso acontece através das parcerias que temos. Através desse serviço sociopastoral, visamos contribuir para a formação de uma sociedade mais humana, fraterna e solidária, fundada nos princípios do Evangelho e nos direitos fundamentais da pessoa.