Começou na segunda-feira, 23 de junho, o Congresso de Espiritualidade Scalabriniana 2025, sediado no Seminário São João XXIII, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, Brasil. Promovido pela Família Scalabriniana — composta pelos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu (Scalabrinianas) e Missionárias Seculares Scalabrinianas —, o evento tem como tema “Scalabrini, modelo de vida espiritual na missão”.
O Congresso propõe o aprofundamento da espiritualidade de São João Batista Scalabrini, à luz da vivência missionária, da consagração religiosa e do engajamento laical com a causa da mobilidade humana. A programação inclui conferências, minicursos temáticos, Celebrações Eucarísticas e visitas a espaços de memória da missão Scalabriniana em São Paulo.
“As congregações e institutos que formam a Família Scalabriniana são expressões de vida consagrada ativa, e nossa espiritualidade precisa alimentar e impulsionar a missão que realizamos”, afirma o Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS, Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes. “Por isso, o tema do Congresso — Scalabrini, modelo de espiritualidade na missão — ressalta que nossa missão não é apenas funcional, mas profundamente espiritual. Essa espiritualidade subjacente é o que guia e orienta nossas ações. O Congresso tem, assim, o propósito de revisar e aprofundar a espiritualidade e as devoções vividas por Scalabrini. E, à luz disso, buscamos retomar e atualizar, com fidelidade criativa, a espiritualidade do fundador em cada instituto da Família Scalabriniana, conforme sua identidade e vocação própria”, completa.
Para a Ir. Maria de Lurdes Lodi Rissini, MSCS, que conduzirá o minicurso Espiritualidade Scalabriniana no cotidiano da missão, o evento representa um momento privilegiado de retorno às fontes.
“Este é um momento significativo para a Família Scalabriniana renovar o modo como vive essa espiritualidade tão querida por nosso fundador. Scalabrini é uma inspiração permanente, que continua a motivar não apenas nossa família religiosa, mas também a Igreja e o mundo. Até mesmo pessoas que não são cristãs reconhecem em Scalabrini um exemplo de compromisso com a mobilidade humana”, destaca a Religiosa.
As principais conferências do evento estão sendo transmitidas ao vivo pelos canais oficiais dos Missionários de São Carlos e das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu no YouTube e no Facebook, permitindo o acompanhamento remoto por um público ampliado.
Entre as atividades presenciais, estão previstas visitas técnicas a três locais emblemáticos da missão scalabriniana em São Paulo: o Museu Scalabrini e o túmulo do Pe. José Marchetti (Ipiranga), o Museu Madre Assunta (Vila Prudente) e o Centro Internacional para Jovens J.B. Scalabrini, coordenado pelas Missionárias Seculares Scalabrinianas.
Acompanhe o Congresso através das redes sociais e do site oficial: www.scalabrinicongresso.com .
Sobre o Congresso de Espiritualidade Scalabriniana
A canonização de São João Batista Scalabrini despertou na Igreja e na sociedade a consciência da necessidade de um empenho corresponsável na promoção do desenvolvimento humano integral e na pastoral dos e com os migrantes, refugiados e suas famílias. Como Família Scalabriniana (Padres, Irmãs, Seculares e Leigos), fiéis ao carisma e à missão recebidos do nosso santo Fundador, sentimos o dever de fazer a nossa parte e ser semente de uma consciência de fraternidade na sociedade.
A partir disso, cresceu em nós a sede de espiritualidade, de sermos dignos seguidores do Fundador através de uma missão que é verdadeira vida no Espírito, o Espírito que pode ser compreendido em todas as línguas porque fala a linguagem do coração.
O Congresso de Espiritualidade Scalabriniana contará com a cerca de 80 pessoas convidadas pelos Institutos que formam a Família Scalabriniana, com representantes dos Padres, Irmãs e Seculares.
Acompanhe nosso site e redes sociais para mais informações sobre esse momento especial de aprofundamento e partilha entre a Família Scalabriniana.





























Pela Equipe de Comunicação do Congresso de Espiritualidade Scalabriniana 2025