Aconteceu na terça-feira, 20, o lançamento do livro “Entre Lentes e Ondas: Menores não acompanhados no fotojornalismo italiano”, da Ir. Rosa Maria Martins-Silva, Missionária Scalabriniana. O lançamento aconteceu durante a III ICoMiR, a Conferência Internacional sobre Migrações e Refúgio do CSEM (Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios).
“Esse livro foi escrito no período do meu mestrado em jornalismo, pela Fundação Cásper Líbero. Eu quis ir à Itália encontrar os menores que atravessam sozinhos o Mediterrâneo, pela minha paixão pelas crianças que tenho, pela paixão pelas crianças refugiadas, eu queria entender como o fotojornalismo italiano, naquele momento, representava as crianças em suas notícias”, destacou a Ir. Rosa.
O livro pontua que os menores migrantes não acompanhados na Itália são frequentemente retratados no fotojornalismo de maneiras que podem perpetuar estereótipos e preconceitos. A apresentação do livro destaca que, de forma fundamentada, a publicação leva a presumir três possíveis consequências dessa representação dos menores na mídia: uma autorrepresentação enganosa e distante da realidade dos próprios menores não acompanhados; uma incompreensão, por parte da opinião pública, da realidade humana dos menores migrantes; e uma extensão de estereótipos e preconceitos também àqueles menores e jovens que, embora nascidos na Itália de famílias estrangeiras, são considerados “estrangeiros” em relação à sociedade italiana.
O trabalho de investigação de Ir. Rosa destaca como essas modalidades de representação contribuem para criar uma imagem distorcida e incompleta dos menores migrantes não acompanhados, alimentando o preconceito sobre esses menores e dificultando a compreensão de suas histórias. O livro analisou fotografias publicadas pela ANSA (Agenzia Nazionale Stampa Associata), principal agência de notícias da Itália, e pelo Corriere della Sera, jornal de estilo conservador, atuante na Itália desde 1876.
Para adquirir o livro “Entre Lentes e Ondas: Menores não acompanhados no fotojornalismo italiano”, entre em contato pelo e-mail: [email protected]



Do Serviço de Comunicação