Pesquisar

Fundação Scalabriniana leva demandas da migração latino-americana ao Fórum Global de Refugiados em Genebra

Genebra, Suíça – Entre os dias 15 e 17 de dezembro, a Fundação Scalabriniana, em conjunto com a Red Clamor, marcou presença no Global Refugee Forum Progress Review. O evento, realizado em Genebra, serviu como plataforma para que as organizações eclesiais apresentassem a realidade crítica da mobilidade humana na América Latina e no Caribe aos principais tomadores de decisão do mundo.

Representadas por Gaia Mormina, as instituições reforçaram seu papel estratégico na defesa dos direitos humanos. O objetivo foi garantir que as particularidades da região não sejam ignoradas nas agendas internacionais coordenadas pelo ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e por governos globais.

Voz aos invisibilizados

A participação da Fundação e da Red Clamor focou em dar visibilidade às comunidades migrantes que, muitas vezes, permanecem à margem das estatísticas oficiais. Durante as sessões, Mormina insistiu que as políticas globais e o Pacto Mundial sobre Refugiados só terão eficácia se gerarem impactos reais nos territórios e garantirem a dignidade das pessoas em trânsito.

Causas estruturais e incidência política

Além de apresentar dados e experiências locais, a delegação destacou a importância de atacar as raízes estruturais da migração forçada. Os principais pilares defendidos no fórum foram:

  • Impacto Real: Exigência de que os compromissos internacionais se traduzam em proteção efetiva nas fronteiras e integração social.
  • Articulação Regional: O fortalecimento de alianças entre a sociedade civil latino-americana para apresentar propostas unificadas.
  • Centralidade Humana: O apelo para que migrantes e refugiados ocupem o centro das políticas públicas globais.

Compromisso contínuo

Com esta participação, a Fundação Scalabriniana consolida-se como um referência de incidência internacional. A articulação busca conectar as necessidades das comunidades locais com os cenários diplomáticos de alto nível, garantindo que a voz latino-americana ecoe na busca por soluções sustentáveis para a crise de refugiados.

Para saber mais, acesse: https://adn.celam.org/fundacion-scalabriniana-lleva-la-voz-migrante-latinoamericana-al-global-refugee-forum-en-ginebra/

Por Ir. Janete Ferreira, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
dezembro 2025
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados