A Missão Scalabriniana em Boa Vista, Roraima, desenvolve desde 2019 o programa “Meios de Vida”, que inclui algumas iniciativas econômicas que tem o objetivo de proporcionar meios autônomos de subsistência a migrantes e refugiados. Em Boa Vista trabalha-se com a população venezuelana, que migrou para o Brasil para busca condições de vida devido a grave crise que o País enfrenta.
O que realiza
A metodologia GAPE (Grupos Auto-geridos de Poupança e Empréstimos) oferece oportunidades para economizar suas pequenas economias, e desenvolver suas habilidades.
O GAPE é um grupo composto de 10 a 20 membros, que semanalmente se reúnem para poupar suas pequenas economias. Os membros do grupo podem-se solicitar empréstimos de acordo com o que já se tem poupado.
Quando se solicita um empréstimo devem devolver com uma taxa mínima de juros, fazendo com que este fundo cresça.
Estas atividades de poupança e empréstimos ocorrem durante um ciclo com duração pré-estabelecida pelo próprio grupo (normalmente de 9 a 12 meses). No final os fundos serão distribuídos aos membros, proporcionalmente aos seus esforços.
Além disso, os GAPE contribuem para um fundo social destinado a responder a emergências de algum membro ou da comunidade.
Além de seus benefícios financeiros, os grupos GAPES fortalecem os laços sociais entre os participantes e contribuem para a promoção e desenvolvimento humano integral.
Os grupos GAPES prosperam em áreas urbanas e rurais vulneráveis, longe do alcance das Instituição financeiras formais. Mesmo em áreas onde os serviços financeiros formais estão disponíveis, os grupos GAPES são procurados por sua flexibilidade, transparência e metodologia que favorecem estratégia de economia financeira.
Pela experiência da metodologia GAPE que implantou na cidade de Boa Vista Roraima cremos que podem ser incrementadas em outras cidades do Estado e também em outros Estados do País.