Pesquisar

Governo brasileiro lança ferramenta para monitorar plano de enfrentamento ao tráfico de pessoas

A Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou, na última quinta-feira, 28, o painel de business inteligente (BI) de monitoramento do 4º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (IV PNETP). A ferramenta é acessível a todos os cidadãos.

O painel de monitoramento visa garantir a transparência das ações do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap) e foi apresentada durante a 15ª Reunião Ordinária do Comitê. O encontro contou com a participação dos membros do colegiado, formado por órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e convidados. Na ocasião, os participantes também conheceram as atividades que serão priorizadas em 2025, entre elas, o fortalecimento do Conatrap.

Durante a apresentação do novo painel de monitoramento, o secretário Nacional de Justiça e presidente do Conatrap, Jean Keiji Uema, enfatizou a importância de tornar os dados acessíveis ao público, mesmo diante de eventuais fragilidades. “Precisamos que as pessoas se sintam impactadas pelos números e queiram se engajar no enfrentamento ao tráfico de pessoas”, afirmou.

A secretária-executiva da Conatrap, Marina Bernardes, destacou o compromisso com a transparência e a acessibilidade das informações relacionadas ao plano. Segundo ela, tanto a página do IV PNETP na internet quanto o painel BI reunirão todas as informações relativas à implementação das atividades previstas no plano. Na página do IV PNETP, serão inseridos todos os produtos, estudos, relatórios desenvolvidos e, pelo painel de BI, será possível avaliar o nível de implementação das atividades em tempo real.

O Brasil é reconhecido como um país de origem, trânsito e destino de vítimas de tráfico de pessoas, situação que é agravada por fatores como pobreza, desigualdade, baixos níveis de educação e emprego, que tornam milhares de pessoas mais vulneráveis a esse tipo de crime. Consciente dos desafios associados a esse problema, o Brasil vem estabelecendo políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas desde 2004.

Em 2024, o governo brasileiro lançou, por meio do Decreto 12.121, de 30 de julho de 2024, o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, para prevenir e reprimir o tráfico de pessoas e garantir a assistência e proteção às vítimas, bem como a promoção de seus direitos.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
dezembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?