Foto: Aegean Boat Report Blog/Twitter
Anúncio foi feito pela guarda costeira do país
Cerca de 600 pessoas foram impedidas de atravessar a fronteira da Turquia e entrar na Grécia pelo mar Egeu na segunda-feira, 23, anunciou a guarda costeira grega. Os imigrantes estavam a bordo de cinco veleiros e quatro botes e toda ação foi realizada do lado turco da fronteira. Essa é a maior tentativa de entrada no país em 2022 e o maior número diário desde 2020.
De acordo com os números oficiais gregos, pelo menos 1.000 requerentes de asilo chegaram ao país em abril, 3.000 desde o início do ano. Apesar de representarem uma alta de 30% em relação a 2021, os números ainda estão bem abaixo dos observados em 2020, quando milhares de pessoas chegavam à Grécia todos os dias.
Atualmente, as chegadas de imigrantes e requerentes de asilo na Grécia continuam, mas de forma reduzida, devido principalmente a uma política de rejeição de migrantes e requerentes de asilo ativa no país. Apesar de não ser comumente assumida oficialmente e ser vista como ilegal pela Convenção de Genebra, os retornos forçados de imigrantes são frequentes.
O atual aumento no fluxo de pessoas tentando atravessar o mar para chegar a Grécia já era previsto nesse período, quando começa o verão no hemisfério norte e a navegabilidade do mar fica melhor, com ventos mais fracos e ondas menores.