Pesquisar

Guia de regularização migratória no Brasil foi lançado durante formação do Formigra

Aconteceu na terça-feira, 17, véspera do Dia Internacional dos Migrantes, o lançamento do “Guia sobre Atualização na Legislação de Regularização Migratória: Expandindo Fronteiras”, durante a formação “Regularização Migratória no Brasil: Retomando e Aprofundando o Tema”, do Formigra, ministrada pelo Prof. Adriano Pistorelo.

O Guia, lançado em parceria entre a Congregação das Irmãs Scalabrinianas, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), a Universidade de Caxias do Sul, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal da Grande Dourados visa apresentar as modalidades no processo de regularização migratória, a partir das possibilidades previstas na legislação brasileira.

Com o objetivo de facilitar e auxiliar os pedidos de autorização de residência no Brasil, o material foi elaborado de forma didática e de fácil compreensão, podendo ser usado também como instrumento de formação para trabalhadores humanitários, alunos, servidores e funcionários do Estado.

O documento traz uma listagem das leis brasileiras diretamente ligadas ao processo de proteção e regularização migratória, bem como descrições dos decretos relacionados à temática migratória, tanto regulamentadores como legislativos.

O Guia traz, ainda, descrições detalhadas sobre vistos, condição migratória, tipos de autorização de residência, bem como informações sobre o passo a passo para solicitar e registrar autorizações de residência no Brasil. Além disso, o documento aborda a governança migratória brasileira, trazendo descrições sobre os órgãos e entidades que regulamentam e concedem autorização de residência no território nacional.

Leia e faça download do Guia

Do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
dezembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?