O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) foi fundado em 1999 em Brasília, DF, e é uma organização vinculada à Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas. O IMDH se dedica à acolhida e integração social e laboral de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, dando principal enfoque àquelas em situação de maior vulnerabilidade, além de prestar atendimento jurídico e socioassistencial.
O IMDH mantém, além da sede em Brasília, um escritório em Boa Vista, Roraima, chamado IMDH Solidário, cujo objetivo é o atendimento a mulheres e crianças venezuelanas, com ações que abrangem também o município de Pacaraima, que faz fronteira com a Venezuela e é porta de entrada para milhares de refugiados e migrantes.
O que realiza
O IMDH atua na acolhida, assistência e integração de pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio, migrantes e apátridas, sendo um ponto central o da documentação, apoiando estas pessoas para que tenham estada legal regular no Brasil. Este serviço é complementado com indicação e parcerias na realização de programas de capacitação profissional, para que consigam trabalhar regularmente e gerar renda para o próprio sustento e o de suas famílias, sentindo-se bem na sociedade.
É igualmente importante para o Instituto atuar na proteção de direitos dos migrantes e refugiados e na proposição de políticas públicas, bem como no enfrentamento ao tráfico de pessoas e na atenção às vítimas.
Desde 2004, o IMDH articula a Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR), que reúne cerca de 60 instituições da sociedade civil de todas as regiões do Brasil na atenção a migrantes e refugiados e na defesa de seus direitos.
O Instituto é membro observador no Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), desenvolvendo uma cuidadosa defesa e argumentação nos casos de elegibilidade de solicitantes de refúgio.
Um espaço significativo no qual o IMDH procura muito atuar é na incidência, não apenas contribuindo para políticas públicas, mas também buscando sensibilizar a sociedade e organizações sociais ou de fé para somar forças em favor da causa das migrações e do refúgio.
Vale destacar, ainda, que, desde 2019 o IMDH desenvolve o projeto Angel Gabriel, voltado à orientação às mães sobre os cuidados e a nutrição das crianças na primeira infância e colabora neste sentido, distribuindo semanalmente, o Kit Angel Gabriek em Boa Vista e em Pacaraima, beneficiando um total de 110 mães que têm crianças com idade inferior a 5 anos. O kit contém itens de nutrição e higiene. O público alvo são famílias refugiadas e migrantes em situação de vulnerabilidade.
O Instituto conta com a colaboração de funcionários e voluntários para a promoção do diálogo, a qualificação do debate público e a sensibilização das comunidades de acolhida para os direitos dos migrantes, refugiados e apátridas, principalmente o direito a migrar e a viver em segurança e paz.