Pesquisar

Intensivo de formação inicia com reflexão sobre direitos e políticas públicas para migrantes

Aconteceu nesta segunda-feira, 14, a formação “Políticas Públicas e Direitos de Imigrantes e Refugiados”, a primeira do Intensivo de Formação do Serviço Sociopastoral, que contará com quatro encontros virtuais ministrados por Adriano Pistorelo. As formações são abertas ao público e mais informações podem ser acessadas na página oficial, clicando aqui.

Adriano iniciou a formação apresentando dados sobre migrações, refúgio e deslocamentos internos, trazendo, ainda, dados sobre as pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, entre elas muitos migrantes e refugiados.

Ele tratou sobre as diversas políticas públicas que podem ser acessadas por migrantes e refugiados no Brasil, apontando, também, os desafios enfrentados para conseguir esse acesso. Ele explicou, ainda, sobre os tipos de políticas públicas, dando exemplos sobre cada uma e suas particularidades.

Adriano destacou o papel e a importância da participação sociedade civil junto à formulação de políticas públicas, levando as demandas, projetos de lei, entre outras necessidades da sociedade aos poderes Executivo e Legislativo, responsáveis por formular essas políticas. Ele falou, ainda, sobre os Direitos Universais e as Políticas Públicas Universais, que devem estar conectados para a garantia dos direitos de todos. “As políticas públicas precisam ser conexas e, antes de ser conexas, conectadas”, afirmou.

Ao final, os participantes puderam expressar seus pensamentos e perguntas sobre a formação, trazendo, também, relatos do trabalho junto aos migrantes e refugiados.

Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
julho 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados