Entre os dias 23 e 30 de março de 2025, a cidade de Lima, no Peru, acolheu a fase presencial do V Curso de Formação de Lideranças da Rede Talitha Kum, reunindo 30 participantes provenientes de 27 países, entre eles a Ir. Neide Lamperti, Missionária Scalabriniana, representando a Conferência Episcopal dos Bispos Católicos da África Austral – SACBC.
A Rede Talitha Kum, conhecida mundialmente por seu empenho no combate ao tráfico humano, realizou esta quinta edição do curso com o objetivo de capacitar líderes para atuar de maneira integrada e eficaz em suas respectivas regiões. De igual forma, proporcionar ferramentas teóricas e práticas para a prevenção, proteção e assistência às vítimas de tráfico humano, destacando a importância do trabalho em rede e da abordagem colaborativa e intercultural.
Os principais temas abordados na fase presencial, destacaram o fenômeno do Tráfico de Seres Humanos; identidade e estilo de Talitha Kum e o trabalho em rede; direitos humanos e legislação sobre o trafico de seres humanos; estilos de liderança; habilidades de liderança, defesa, sensibilização e prevenção; comunicação e relações de ajuda.
Durante o evento, os participantes aprofundaram conhecimentos, compartilharam boas práticas e discutiram desafios locais, fortalecendo o compromisso com a promoção da dignidade humana e o combate às estruturas de exploração. Enriquecidos pela diversidade de perspectivas e estratégias coletivas, os momentos de aprendizado e troca de experiências promoveram o fortalecimento da atuação colaborativa e o desenvolvimento de estratégias conjuntas no enfrentamento ao tráfico humano.
O IV Curso de Formação de Lideranças da Rede Talitha Kum consolidou-se como um marco significativo para o fortalecimento do trabalho em rede no enfrentamento ao tráfico humano, reafirmando a solidariedade internacional e o compromisso com a justiça e a defesa da vida.
Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma das casas de acolhimento de vítimas do tráfico humano na cidade de Lima, a liderança exercida e as redes estabelecidas para uma resposta mais eficiente e eficaz no atendimento as pessoas atendidas.
Ao final, os participantes renovaram seu compromisso com a missão da rede, destacando a importância de parcerias entre organizações governamentais, religiosas e da sociedade civil para erradicar o tráfico de pessoas.
O Curso tem a duração de um ano, de forma virtual, com aulas quinzenais e com uma semana presencial. No programa há um projeto de prevenção que deve ser implementado em cada país pelos participantes e a elaboração de uma tese final.

























Por Ir. Neide Lamperti